Regionais

Ceará é o primeiro estado a aderir à Olimpíada de Língua Portuguesa.

Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Ceará foi o primeiro estado a se inscrever na competição e Ocara a primeira cidade cearense. Secretarias estaduais e municipais de Educação devem realizar a inscrição até o próximo dia 30 de abril.

O tema desta edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Além do concurso de textos, os professores de Língua Portuguesa receberão formação, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola. Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais.

Podem participar professores da rede pública e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). As inscrições estão disponíveis em www.escrevendoofuturo.org.br. A cerimônia nacional de lançamento da 5ª edição da OLP aconteceu nesta quinta (25), às 14h, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo (SP).

A Comissão Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa no Ceará realizará amanhã (26), com os gestores municipais de educação do Ceará, uma mobilização para cadastro dos municípios no Portal da Olimpíada de Língua Portuguesa.

(Governo do Estado)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!