Regionais

Incra promove emissão de posse de terras para comunidades quilombolas de Tamboril.

Movimento Quilombola

As comunidades Quilombolas de Encantados do Bom Jardim e Lagoa das Pedras no município de Tamboril, receberam das mãos do superintendente do INCRA no Ceará, Dr. Roberto Gomes, a emissão de posse das referidas propriedades. A solenidade que aconteceu na quinta-feira (25), contou com a participação da Zelma Madeiro Coordenadora de Igualdade Racial do Ceará, Prefeito Ramiro Jr e representantes do Idace, Governo do Estado e diversas autoridades.

O coordenador Estadual do Movimento Quilombola, Renato Baiano, falou da alegria do momento para as famílias que aguardavam a emissão de posse da terra onde eles sobrevivem, a emissão representa não só uma conquista, mas sim o reconhecimento da luta que o movimento vem mantendo nos últimos anos. Renato, destacou a união de todos que fazem o movimento e do empenho de cada um na conquista.

Zelma Madeiro, hoje um dos maiores nomes do estado na luta em defesa de movimentos como os quilombolas, destacou a atenção dada pelo governo federal e do estado na defesa pelos direitos dos movimentos quilombolas, indígenas e sociais. Para ela a emissão de posse das comunidades Encantados de Bom Jardim e Lagoa das Pedras, representam muito além de uma posse de terras, é a certeza de que a luta tem seguido o rito correto para se chegar as conquistas.

O prefeito Ramiro Jr, destacou as ações por parte do poder publico municipal dado aos quilombolas de Tamboril, como por exemplo o PSF da comunidade de Bom Jardim que atende aquela população. Ramiro Jr deu ênfase na perfuração poços e no projeto de abastecimento de água que estará beneficiando aquela população.

Por último o superintende do INCRA Roberto Gomes, falou da alegria em estar mais uma vez em Tamboril dado posse a uma população guerreira e lutadora como os quilombos. Ela destacou o empenho da presidente Dilma em desburocratizar os entraves que impedem a emissão da posse de terras a essa população.

Comunidade Quilombola de Brutos.

Porém, é necessário destacar que o INCRA havia estado em Tamboril no mês de dezembro do ano passado quando veio exclusivamente, participar da solenidade em comemoração à publicação do documento assinado pela presidente Dilma Roussef que autorizou a desapropriação das áreas do território quilombola de Brutos, localizada em Tamboril de Tamboril, e que hoje é formado por 76 famílias quilombolas. 

Os Decretos, haviam sido publicados no Diário Oficial da União do último dia 20 de novembro de 2015, Dia da Consciência Negra. A publicação tem permito à Superintendência Regional do órgão no Ceará vistoriar as áreas inseridas nos territórios.

(Redação do Blog)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!