Destaques

No Ceará, mais de 75 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra HPV.

No Ceará, mais de 75 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV, responsável por grande parte dos casos de câncer do colo do útero. Desde o início deste mês, o Ministério da Saúde realiza mobilização nacional com o slogan “Proteja o futuro de quem você ama”. A campanha pretende alertar profissionais de saúde, pais e, principalmente, as meninas sobre a importância da vacinação, como explica a coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Estarão disponíveis mais de 36 mil salas de vacinação em todo o Brasil. Mesmo as meninas entre dez e treze anos que receberam a primeira dose, mas ainda não receberam a segunda dose, devem procurar um dos postos para garantir a proteção, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, através de relação sexual. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. 

Compartilhe!

Feiticeiro Fm