Destaques

Juventude em Ação conclui atividades em Crateús nesta quinta (20).

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui, nesta quinta-feira (20), o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Lourenço Filho, no município de Crateús, onde 905 estudantes do ensino médio foram beneficiados. A programação acontecerá durante toda a manhã, incluindo apresentações artístico-culturais, mostra de trabalhos diversos versando sobre prevenção às drogas, sorteio de prêmios e a entrega de troféus às equipes de estudantes vencedoras da gincana cultural do JA.
Outros cinco localidades interioranas contempladas na primeira etapa do JA – Crateús, Eusébio, Jaguaribe, Massapé e Maranguape – realizarão até o final deste mês o encerramento das atividades nos estabelecimentos de ensino selecionados.
O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Na primeira fase, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. A segunda fase já está em andamento e segue até o final de 2016, alcançando 16 municípios e favorecendo cerca de 16 mil alunos de 28 escolas.
Desenvolvida pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da SPD, a ação constitui-se num conjunto de atividades que inclui a aplicação do jogo retrô ‘Na trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implementação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios do programa para além dos limites das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.
Com a implementação do Juventude em Ação, a SPD visa à diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O JA também proporciona o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

(Governo do Estado/SSPDS)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm