Destaques

Ceará classifica cinco alunos para a final do gênero Memórias Literárias na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Foram conhecidos nesta sexta-feira (18) os 38 finalistas do gênero Memórias Literárias da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O estado do Ceará classificou cinco alunos, das cidades de Assaré, Fortaleza e Ubajara (confira a lista abaixo). A cerimônia de premiação foi realizada em Fortaleza e reuniu 125 estudantes semifinalistas vindos de todo o País.

O gênero foi trabalhado por alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da rede pública. Já foram realizadas as semifinais das categorias Artigo de Opinião, em São Paulo, com estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio; e Crônica, em Porto Alegre (RS), com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Nesta semana, acontecerá a semifinal da categoria Poema, com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, em Salvador (BA). Na premiação final serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.

O Programa objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. É realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios.

Confirma a lista dos finalistas do Ceará:

  • ASSARÉ

Aluno: Alice Rodrigues Silvino
Escola: Raimundo Moacir Alencar Mota
Professor Orientador: Ivaneide Gonçalves de Brito
Texto: “Águas Passadas”

  • FORTALEZA

Aluno: Vitória Maria Xavier Rocha
Escola: Vicente Fialho
Professor Orientador: Joaquim Filho Lima Correia
Texto: “De Pirocaia a Montese”

  • FORTALEZA

Aluno: Ana Rayssa Reinaldo do Nascimento
Escola: Renato Braga
Professor Orientador: Maria Gerlina Moreira da Silva
Texto: “Uma saudade chamada Quitandinha”

  • FORTALEZA

Aluno: Carlos Breno de Sousa Ponciano
Escola: Maria do Socorro Alves Carneiro
Professor Orientador: Ana Valéria Roldan Viana
Texto: “Uma rede, uma lembrança”

  • UBAJARA

Aluno: Tarciane Ferreira Dias
Escola: Luís Ribeiro da Silva
Professor Orientador: Adeilta Pereira Carvalho
Texto: “No tempo da lamparina”

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm