Destaques

Comitê da Seca apresenta nesta segunda-feira balanço das ações desenvolvidas e prognóstico para 2017.

Dando continuidade às ações emergenciais e estruturantes do Plano Estadual de Convivência com a Seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) promove nesta segunda-feira (19), mais uma Pauta Ordinária do Comitê da Seca, que terá os seguintes temas: 

Informações de Ações que estão em curso;
Ações Exército Brasileiro e Defesa Civil Carros Pipa;
Apresentação diretor geral do DNOCS, engenheiro Ângelo Guerra, Ações em Curso deste Departamento;
Apresentação do coordenador do Projeto São José III, Diagnóstico dos Sistema de Abastecimento Implantados pelo Governo do Estado do Ceará – SIASAR (Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural)

A reunião do comitê coordenada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, é formado por representantes de várias entidades como Defesa Civil, Exército, SDA, Funceme, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Cogerh (Companhia de Gestão e Recursos Hídricos), Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), Ematerce entre outros.

Perfuração de poços

Uma das importantes ações coordenadas pelo Comitê é a supervisão de perfuração de poços. Em agosto último, durante a reunião do comitê, foi apresentado o acordo fechado entre o Governo do Ceará, através da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) e prefeituras municipais para perfuração de poços. Segundo o representante da SDA no comitê, Ademarzinho Ponte Holanda, a previsão é de que sejam perfurados 525 poços até o final do ano, totalizando 1.305 poços.

“No acordo, a Sohidra fica responsável pela perfuração enquanto as prefeituras ficam encarregadas pela instalação. Onde o sistema de abastecimento é atendido pela Cagece, o órgão fica responsável junto com a prefeitura pela instalação. Onde for atendido pelo SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto) mesmo processo. Isso vai agilizar o processo de instalação dos poços”, explicou Ademarzinho.

A reunião onde foi fechada o acordo teve a participação do governador Camilo Santana, do  superintendente adjunto da Sohidra, Wanderley Augusto Guimarães e técnicos da SDA.

SIASAR

Durante a apresentação da pauta do Comitê da Seca será apresentado a experiência do SIASAR com o relatório que  corresponde às apreensões e reflexões fomentadas pelas palestras e debates durante a visita técnica à Honduras dos representantes da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE e do Ministério da Integração, para conhecer o – SIASAR implantado naquele país.

A visita ocorreu no período de 30 de novembro e 02 de dezembro de 2015 na cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras, com o apoio do Banco Mundial e do Projeto São José e contou com a participação das equipes responsáveis pelo SIASAR em Honduras e Nicarágua, bem como representantes de parceiros e sócios estratégicos como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Durante dois dias, foi debatido sobre o funcionamento, a eficiência, as vantagens e desvantagens de sistemas de monitoramento de informações. No terceiro dia da visita, a equipe foi a campo para acompanhar a metodologia de coleta de dados que alimenta o sistema de informações.

Atualmente, Honduras é um “case” na utilização do sistema supracitado. A troca de experiências iniciada com essa visita será benéfica para o Brasil e para o Estado do Ceará, pois possibilitará a implantação do sistema para melhor gerir as informações relacionadas ao saneamento rural, e a consequente otimização dos investimentos no setor. Ademais, a visita permitiu elaborar uma proposta de implantação do SIASAR no Estado.

(SDA)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm