Regionais

Em Poranga, Cogerh realizada estudos hidrogeológicos sobre o aquífero Serra Grande.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – (Cogerh), tem em mãos um estudo sobre o potencial de águas subterrâneas do aquífero Serra Grande que abrange o município de Poranga. O estudo realizado no período de 2013 a 2015 foi solicitado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús.

Segundo a Cogerh, a região que corresponde a Poranga apresenta um armazenamento de água subterrânea em grande potencial. Denominado Aquífero Serra Grande, o local e caracterizado geologicamente por rochas sedimentares de natureza fissural, ou seja, armazenamento, recarga e transferência dependentes das fraturas. A espessura das formações geológicas são anômalas e muito variáveis, tanto em porções aflorantes como em subsuperfície, em função de movimentações tectônicas que ocorreram durante sua sedimentação, especialmente, na borda da bacia.

As ações que tiveram a frente técnicos e engenheiros do órgão, possibilitou o cadastramento dos pontos de captação de água, fontes poluidoras e levantamentos geofísicos. Foi possível realizar também, testes de produção de poços, balanço hídrico do local e avaliações no tocante a geometria, quantidade, reserva de água e as extrações atuais e futuras.

Em relação à finalidade e uso dos poços cadastrados, observou-se que a maior parte (42%) é direcionada para fins de abastecimento humano, seguidos de trato com os animais (dessedentação) e irrigação, que representam as principais atividades da área rural no Ceará. As iniciativas para construção dos poços de captação de água, em sua maioria, foram particulares (69%), fato que muitas vezes é decorrente dos investimentos próprios para suprimento de água. A iniciativa pública contribuiu com a construção e gerenciamento de 27% dos poços cadastrados. Os poços públicos são comumente instalados em escolas, hospitais, postos de saúde, ou em locais da sede para abastecimento da população através de chafarizes.

Segundo os estudos concluídos, a vazão total do aquífero atualmente é 1.216 m³/h. A reserva hídrica é uma fonte de água de grande importância para o município e para a região, já que a “Água da Poranga” é comercializada em muitos municípios, principalmente para consumo humano.

Não é descartada a possibilidade do órgão realizar a perfuração de poços destinados a atender municípios da região que passam por problemas de abastecimento de água, porém, a possibilidade passa ainda por estudos.

(Redação do Blog)

 

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!