Destaques

Pastoral da Juventude de Tamboril lança nota de repúdio pela crescente violência em Tamboril.

A morte do garoto Wesley dos Santos, 14 anos, tem causado uma grande comoção social no município de Tamboril. Pessoas tem usado as redes sociais para lamentar o caso, pedir justiça e reclamar da crescente onde de assaltos na sede e na zona rural do município.

Nesta terça-feira (24), A Pastoral da Juventude de Tamboril lançou em sua página do Facebook uma nota de repudio pela crescente onda de violência e assaltos no município.

Leia a nota na integra.

Inicialmente gostaríamos de nos expressar nesse texto com uma pequena indagação. O que é cultivar e defender a vida? Horrorizamos-nos quando assistimos pela TV cenas de violência em várias partes do mundo e em um breve momento nos são remetidos pensamentos de como isso pode acontecer? O que gera tanto ódio e desprezo pela vida das pessoas? Tamboril vira notícia nas redes sociais a cada semana devido a onda de assaltos nos comércios, nas casas, nas comunidades da sede e do interior. Será que o lucro obtido pelos comerciantes diariamente se tornará sustento para os criminosos que cometem tais atos? Será que os proprietários de motos terão que conviver com medo de perder o seu bem, pois às vezes foi tão difícil adquiri-lo? As respostas não sabemos dizer! E quem poderá responder? Também não sabemos. Apenas temos certeza que o dinheiro perdido pode ser recuperado por aqueles que já foram furtados, mas eles e nós queremos segurança.

Um jovem de nossa cidade virou um “número” estatístico da violência urbana no Estado do Ceará, mais uma vez venha a velha reflexão, vários questionamentos, tantas outras coisas; se juntarmos todas essas ações nessas linhas produziríamos um livro, mas queremos sim colocar para fora a nossa indignação pelo ato covarde e desumano com um adolescente nesses últimos dias, isso não aconteceu na Síria, no Iraque, Rio de Janeiro ou em Fortaleza, mas foi em Tamboril! Cujo um trecho de sua canção diz: A juventude desse povo a esperança, quem espera sempre alcança, novos tempos vão chegar, vamos cantar desde já nossa vitória, construindo sua história, Tamboril há de mudar. Para o Wesley essas ações da canção não irão mais acontecer, porém têm outros tantos jovens que necessitam que aconteçam. Não fechemos nossos olhos para as necessidades que temos relacionado às políticas públicas e uma delas em questão hoje é a segurança! Queremos um plano formado pelos vários seguimentos da sociedade, articulado e desenvolvido por todos não para ontem, porém necessitamos já. Vamos sair da zona de conforto não para sermos melhores, não para falar de paz, mas promovê-la aqui e agora. Deixemos as farpas políticas que acontecem nas redes sociais para ver de quem é a culpa se desse ou do outro governo municipal o que importa nesse momento é a preservação de vidas que ambos necessitam para serem eleitos.

Cultivar e defender a vida são ações que devemos ter a cada momento não importando onde ela esteja ou como esteja, mas sim sermos multiplicadores do bem comum, valorizando o que há de bom em todos.

Queremos terminar parafraseando Papa Francisco: A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem com o mal e sim vencê-lo.

PASTORAL DA JUVENTUDE DE TAMBORIL

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!