Regionais

Quandu: Espécie rara de animal é encontrado no município de Ipu e entregue ao IBAMA.

Uma espécie rara de animal foi resgatada nas matas da Serra da Ibiapaba, por um ambientalista da cidade de Ipu-CE, e entregue ao IBAMA ( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na tarde desta terça-feira (07).
Um animal parecido com um porco espinho, mas que segundo o ambientalista Petinha trata-se de um quandu, cujo animal faz parte da família dos roedores, foi encontrado nas matas do Inhuçú em São Benedito, região da Ibiapaba, fato que chamou a atenção dos nativos, tendo em vista as características peculiares do animal, e por estarem diante de uma raridade. Conforme o ambientalista Petinha o quandu está inserido no grupo dos animais em risco de extinção, e que não havia certeza da existência da espécie na região da Ibiapaba.
O animal foi comprado de um homem que o havia capturado, por uma senhora. O IBAMA ao tomar conhecimento do fato, e por não ter na ocasião condições de deslocamento, haja vista estava em outra diligência e com apenas uma viatura, acionou o conhecido ambientalista ipuense Dr. Cidade, que de pronto foi ao Inhuçú e resgatou o animal que se encontrava com a referida senhora.  
Histórico do quandu: Assim que é atacado, o quandu ou ouriço-caixeiro ergue seus espinhos, dá as costas ao inimigo e vai embora. Apesar disso, ele é um animal temível.
Com Características: Comprimento 60 cm. incluindo 15 cm para o rabo. Altura: 25 cm. Peso 10 a 15 quilos. Época de acasalamento: Primavera. Período de gestação: 2 meses. 
(Repórter Francisco José de Ipu)
Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!