Regionais

Casal do Mel vai garantir produção de qualidade e geração de emprego e renda para apicultores de Tamboril.

Os apicultores do distrito de Sucesso em Tamboril, estão ansiosos com a chegada da Casa do Mel. A obra que está em fase de conclusão, possibilitará uma extração de mel com mais qualidade, de forma mais higiênica e contará com um selo de eficiência, o que abrirá mais oportunidades no mercado de comercialização do produto.

Segundo Flávio de Castro da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Sucesso (ADECOMS), a casa do mel é uma obra que vai oportunizar a geração de emprego e renda aos apicultores do distrito. “Esse mel ele terá um sife, que é um selo de qualidade, esse selo vai comprovar a qualidade do mel que passará pela casa de mel” A obra é uma importante conquista da associação, no valor de 257 mil reais, e já conta com mais de 80% concluída, e beneficiará mais de 30 família na região do distrito. Flávio ressalta que o objetivo é manter a casa do mel com o foco na geração de emprego e renda, mas pra isso é necessário que os apicultores se associe para que possam contar com os serviços da associação e assim expandir suas vendas. O mel produzido em Sucesso é vendido para uma empresa multinacional e é revendido em pais da Europa. Com a chegada da Casa do Mel a implantação do selo de qualidade, o produto ganhará maior valorização.

O mel tem se tornado uma das alternativas econômicas mais viáveis no interior do Ceará, onde a demanda de produção do Mel é facilmente absorvida pelo mercado que por ser um produto não perecível com prazo de validade estendido, pode ser comercializado para as prefeituras implementarem na merenda escolar, dentro da agricultura familiar.

Tendo o Sebrae como principal parceiro, a ADECOMS já planeja uma série de capacitações e cursos sobre manejo de colmeias, aumento na produtividade do mel e meliponicultura, direcionada aos apicultores que irão obter mais conhecimento, garantindo assim uma produção de melhor qualidade e certificada.

O projeto para fortalecer a apicultura no município de Tamboril, tem o apoio do Governo do Estado, através do Projeto São José. O terreno para construção da Casa do Mel foi uma doação do Deputado Jeová Mota, que tem apoiado os apicultores no sentido de oportunizar a chegada no município de projetos que venham a fortalecer a expansão da produção.

 

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!