Destaques

MPCE realiza palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em Nova Russas

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Russas, realizou, na última quinta-feira (30/03), palestra na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Manuel Abdias Evangelista com o tema: “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – aprenda a combater”.

Na ocasião, a titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Russas, Lívia Cristina Araújo e Silva, alertou para a importância da população se conscientizar sobre o combate contra qualquer tipo de violência doméstica ou familiar contra a mulher. Foi divulgado ainda um projeto que será desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e pelas Secretarias de Saúde e de Educação, com o apoio do MPCE, para construção de uma rede de acolhimento e orientação às vítimas da violência doméstica.

De acordo com a promotora de Justiça, a iniciativa inclui a capacitação de agentes de saúde para notificação dos casos de violência, que deverão ser comunicados ao MPCE e ao CREAS para atendimento das vítimas. O CREAS promoverá visitas periódicas às escolas, promovendo reuniões e palestras, além de estabelecer dias de plantão para atendimento exclusivo das vítimas e de seus familiares. Ela informa que também deverá ser instituída uma sede ou sala própria para funcionamento regular do Conselho Municipal da Mulher, onde serão desenvolvidos trabalhos por assistentes sociais e psicólogos da rede municipal. “Caminharemos com esse projeto, anotando todos os dados e resultados obtidos com o acompanhamento”, afirma.

“Nosso próximo passo será a realização de audiência pública com os órgãos de segurança pública para reforçar o apoio da Polícia no enfrentamento deste problema social e pleitear a aprovação do projeto de criação de uma Delegacia Especializada da Mulher na cidade de Crateús. Queremos aproveitar inclusive a oportunidade para colhermos assinaturas que reforcem o pedido de aprovação”, explica Lívia Cristina Araújo e Silva.

(Site do MP-CE)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!