Destaques

Audiência Pública sobre a comunidade LGTBI marca história na Câmara Municipal de Tamboril

A audiência realizada nesta quarta-feira (05) pela Câmara Municipal de Tamboril, que tratou sobre os desafios e avanços da comunidade LGBTI no município, deixa um legado de exemplo para a região, diante dos casos cada vez mais gritantes de violência e desrespeito aqueles que tem uma orientação sexual diferente. 

O vereador Geovane do PT marca um importante momento em seu mandato quando em comum acordo com o membro do direitos humanos da OAB – Crateús Dr. Gim Paulo decidiram quebrar as correntes do preconceito ainda presente, principalmente no interior e expuseram através da fala de tantas autoridades a importância de se discutir um assunto que para muitos ainda é um tabu.

Quem esteve presente no plenário da câmara, ouviu do coordenador estadual de politicas públicas para a comunidade LGBTI no estado, Narcísio Junior, o quanto a violência tem acontecido e o quanto ela tem sido calada pela falta de apoio e até de esclarecimentos a quem comunga desse tipo de preconceito. Narcísio relatou que o momento é de buscar apoio junto as entidades para fortalecer a busca por avanços de direitos. Ele lembrou o importante momento em Tamboril como um grande avanço para ao município e a região.

Uma caravana do vizinho município de Nova Russas, se fez presente para contribuir no debate que resultou em uma moção de repudio aos atos de violência contra os LGBTIs em todo o país; moção está que foi sugerida pelo presidente da OAB Crateús Dr. Marcelo Cavalcante que destacou na figura do Dr. Gim Paulo a importância do seu papel junto a sociedade e do seu feito perante a advocacia região. A moção será votada na sessão desta sexta-feira (07) como destacou em sua fala o presidente da Câmara vereador Sampaio Farias, que por sua vez disse que estava feliz pelo momento de alegria e respeito diante de um debate importante.

“O rico momento, marca história no parlamento tamborilense” destacou o Deputado Estadual Elmano de Freitas que se fez presente na audiência destacando a sua luta e do governador Camilo Santana para a efetivação de politicas voltadas para a comunidade LGTBI do Ceará. Elmano lembrou o caso da travestir Dandara dos Santos que teve repercussão internacional. Ele se colocou a disposição para buscar medidas consistentes contra esse tipo de violência.

A presidente do Conselho da Mulher Mariana Braga, disse que o momento e de pautar a discussão e aprofundar os esclarecimentos sobre o assunto em outras repartições do município. “somos contra qualquer tipo de violência e desrespeito a classe LGBTI, sobretudo porque somos seres humanos” ressaltou.

A audiência, contou com a presença de dezenas de pessoas das mais diversas entidades, que se fizeram presentes junto as autoridades e aos vereadores Sampaio Farias, Geovane do PT, Chiquinho Cabo e Zé Patu e Geovane do PT autor do requerimento.

(Redação do Blog)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm