Destaques

Tamboril comemora aniversário de 207 anos do Brigadeiro Sampaio com a presença de autoridades militares.

Autoridades Militares do Exercito Brasileiro de todo o Brasil, estiveram no último sábado (20) em Tamboril para prestar homenagem ao Brigadeiro Antonio Sampaio, tamborilenses, patrono da arma da Infantaria pelos seus 207 anos.

Em entrevista á Feiticeiro Fm, o tenente coronel Humberto Sá do 40º Batalhão de Infantaria – Guardião do Berço de Sampaio, relatou a importância do momento para o exercito e para Tamboril, diante do feito do Brigadeiro em combates de defesa do soberania do pais.

A solenidade, contou com a presença do prefeito Pedro Calisto, do presidente da Câmara Municipal, vereador Sampaio Farias, que é trineto do brigadeiro Sampaio, dezenas de lideranças políticas.

Brigadeiro Antônio de Sampaio, nasceu a 24 de maio de 1810, na antiga Capitania do Ceará, hoje Tamboril. De origem simples, foi criado no sertão. Apesar do difícil acesso a escola na época, com determinação conseguiu estudar e aos 20 anos entrou para o Exército Brasileiro. A primeira guerra que participou foi em Icó, no Ceará, em 1832, da qual saiu vitorioso.

Participou de várias guerras e batalhas, que impediam a união do Brasil, como a Guerra dos Farrapos e a Cabanagem, tendo sido vencedor em todas. Em 1861 foi promovido a coronel e foi combater na Campanha do Uruguai e, devido a sua conduta exemplar, foi promovido a brigadeiro.

Por último, participou da maior guerra ocorrida na América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança, onde foi ferido por três vezes e internado em estado grave vindo a falecer. Por Decreto do Presidente, o brigadeiro Sampaio foi escolhido, em 1962, Patrono da Arma de Infantaria. E pela Lei Nº 11932, de 24 de abril de 2009, seu nome foi inscrito no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, recebendo, oficialmente, o status de herói nacional.

As homenagens à Sampaio, aconteceram na sede do município e na localidade de Vitor, onde nasceu o Brigadeiro. As festividades em Tamboril, marca o início de uma semana de homenagens, que se encerrarão no dia 24 de maio no sede da 10ª região militar em Fortaleza com a presença de diversas autoridades do exercito à nível nacional.

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!