Regionais

Conheça o cearense que saiu do Rio de Janeiro para Santa Quitéria a pé e plantando mudas de Ipê.

Cícero Damasceno, 56 anos, natural de Santa Quitéria no interior do Ceará, é exemplo de perseverança e autoestima.  Há quase 30 anos nas corridas pelo país, Cícero é conhecido por distribuir rapadura e correr com a bandeira do Brasil.

O maratonista chegou a Boa Viagem, no coração do Ceará nesta quarta feira (14), por volta das 11h da manhã. Ao site Sert News o atleta nos contou parte de sua trajetória e sobre o projeto “Desafio do Cicero” cujo desafio é percorrer 2.776 km, em apenas 50 dias, partindo do Rio de Janeiro no dia 1º de Maio com data prevista para a chegada em Santa Quitéria no dia 24 de junho, parada final.

Cicero relatou que “o desafio é para mostrar ao povo Brasileiro que não importa as dificuldades que apareçam em nossa vida, sempre há uma saída e temos de enfrentar os desafios, eu estou desafiando a mim mesmo, mas ao mesmo tempo representando aqueles que não podem caminhar, pessoas paraplégicas, enfermas e idosas que gostariam muito de dar apenas um passo e não podem”.

Ele disse que há 5 anos, percorrer da cidade do Rio de Janeiro até minha terra natal, Santa Quitéria, estava me preparando fisicamente e materialmente para isto e hoje estou aqui em Boa Viagem para logo mais seguir ao meu destino.

Perguntando como foi do Rio até a sua chegada ao Ceará, ele disse: “ Sem duvidas o que marcou foi o choque cultural, o Ceará é uma terra de pessoas encantadoras, acolhedoras, preocupadas, é o lugar onde as pessoas não tem nada e oferecem muito, cheguei a locais onde as pessoas nem sabiam quem eu era mas me paravam para oferecer alimento, água, a gente via no olhar a humildade e preocupação, sem duvidas isso marcou muito e vou levar comigo, é por isso que eu me orgulho de ser Cearense. O percurso foi muito difícil, algumas estradas com buracos, estreitas, tive que me dividir com veículos por diversas vezes, correndo riscos, sem falar nas tentativas de assalto, ando com um aparelho para registrar os passos e a distância, as vezes pessoas confundiam com celular e já se aproximavam para fazer o mal, é muito difícil, por isso que chamo de desafio.”

“Tudo começou no dia 1º de maio de 1994, eu estava em uma corrida quando cheguei em casa, percebi minha família acompanhando uma notícia na televisão que abalou todo mundo, a morte do piloto Aírton Senna, a partir dali me inspirei nele e é por isso que neste desafio, carrego esta fotografia dele para me dar sorte – Mostra o retrato junto a uma bandeira do Brasil em forma de manto envolvida sobre os seus ombros logo em seguida”

Prestes a concluir o desafio, o maratonista disse que sente uma mistura de cansaço com emoção – rir em seguida. Me preparei bastante para chegar ate aqui, sabendo que estou quase perto de concluir e com certeza dará certo, só tenho a agradecer as pessoas que me apoiaram, a minha família e sobretudo a Deus, dia 24 estarei em Santa Quitéria e será um momento magnifico na minha vida.

Ele lembra que antes de iniciar suas atividades fez uma vaquinha no final de 2016, no intuito de arrecadar cerca de R$ 20.000,00 reais para custeios de materiais como tênis que se desgastam muito ao longo do percurso, combustível do carro de apoio que o segue, alimentação e estadia, porém, só conseguiu arrecadar 1% do valor, o que para o maratonista não é barreira.

Com uma bandeira do Brasil e uma fotografia do piloto Aírton Senna servindo como manto, um óculos escuros e um chapéu de palha produzido no nordeste, o Cearense é parado por populares das cidades por onde passa, ao reconhecerem, logo querem registrar a sua passagem através de fotos e bater um bom papo para o conhece-lo, Cicero ainda nos conta que isto tudo que ele está vivendo é mais daquilo que ele esperava. “Fiz muitos amigos, muitas histórias eu ouvi, muita gente acolhedora eu vi, e isso é gratificante, é um bônus para este desafio”.

Uma curiosidade do corredor é que a cada 50 quilômetros percorridos o mesmo vem plantando um pé de ipê, no intuito de conscientizar a população para a conservação da natureza, em Boa Viagem uma muda foi plantada na entrada da cidade, bem ao lado da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

O maratonista seguiu de Boa Viagem para a cidade de Madalena, onde logo em seguida correrá até Canindé, para posteriormente chegar ao seu destino, Santa Quitéria.

(Redação do Blog Por Sert News)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!