Regionais

IFCE celebra 7 anos em Crateús e anuncia novos cursos.

Uma programação festiva e didática celebra o aniversário de sete anos do campus de Crateús, nos dias 22 e 23 de setembro. Nesta sexta-feira, o ápice das comemorações acontece na Praça da Igreja Matriz da cidade, a partir das 20 horas. Na ocasião, será apresentado um concerto com a Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como a exibição de um vídeo comemorativo sobre o instituto em Crateús. Já no sábado (23), a programação comemorativa se encerra com o concerto didático, também com a Banda Sinfônica da UFC, às 10h, no auditório do campus. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ainda na sexta-feira, no campus, as atividades comemorativas se concentram nos intervalos das aulas, destacando-se a exibição do vídeo sobre o instituto para os alunos e servidores, nos turnos da manhã e tarde.

O evento comemorativo consolida uma trajetória de conquistas para a região a partir da implantação do campus em 2010, cuja proposta é focada na contribuição ao desenvolvimento socioeconômico local, conforme avalia a professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora geral do campus: “Esses sete anos representam pra nós já um momento de consolidação, consolidação da nossa identidade e do nosso nome, e o que a gente quer comemorar é exatamente esse reconhecimento social que o IFCE conquistou na região”,

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Crateús/Secretaria de Cultura do Município, e da Casa Paroquiana Senhor do Bonfim.

Novos cursos

A celebração pelo aniversário de sete anos do campus é oportuna também para o anúncio da oferta de novos cursos que começam a ser implantados ainda neste ano. O primeiro é o curso de licenciatura em Geografia, cujo edital de seleção está em fase de conclusão para abertura de vagas a partir do próximo mês.  O campus vai ofertar também, até o primeiro semestre de 2018, a licenciatura em Música e o curso técnico de Alimentos.

Concerto didático

Paralelo à execução artística, o concerto didático que será realizado neste sábado (23) inclui a apresentação de todos os naipes de instrumentos da banda, composta por 50 integrantes. Essa apresentação conta com a participação do maestro Felipe Ximenes Parente, explicando sobre os respectivos mecanismos musicais. Essa atividade também é aberta a todos os interessados, sendo necessária a inscrição por meio de formulário online na plataforma www.certificadolivre.com.br.

De acordo com o professor João Paulo, a iniciativa surgiu sobretudo em função de uma demanda relacionada às bandas sinfônicas da região, pela oferta de ensino contínuo de instrumento musical. A atividade envolve os professores que integram o núcleo de música do campus de Crateús, constituindo-se em ação que já responde à expectativa local pela implantação da licenciatura em Música, prevista para o primeiro semestre de 2018.

Breve histórico do campus

O campus de Crateús foi inaugurado em 2010, na segunda fase do plano de expansão da rede de ensino profissional e tecnológico promovido pelo governo federal. O primeiro dia de aula oficial ocorreu em 22 de setembro, iniciando os cursos técnicos integrados em Química e Edificações e a licenciatura em Matemática.

Atualmente o campus oferta os cursos técnicos de Agropecuária, Química, Edificações e as graduações em Zootecnia, Matemática, Letras e Física, bem como a especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.
Além de Crateús, a unidade atende estudantes dos municípios de Novo Oriente, Independência, Ipaporanga, Poranga, Tamboril, Catunda, Monsenhor Taboas, Novas Russas e Tauá. Hoje são mais de 870 alunos beneficiados por meio dos cursos regulares e de extensão.

Somado às atividades de ensino, o campus efetiva sua missão com inúmeras ações de extensão e projetos de pesquisa. No âmbito da extensão, destacam-se a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais (NAPNE); dentre outras ações em benefício da comunidade interna e do público externo, tais como oficinas, aulas públicas e eventos tais como a Semana da Ciência e Tecnologia, Feira da Agricultura Familiar, Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (SIC), Semana do Livro e da Biblioteca dos Sertões de Crateús.

Confira a programação na página do evento.

(Redação do Blog Por Elinaldo Rodrigues)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!