Destaques

Aplicativo de celular ajudará polícia a identificar crimes no Ceará.

A utilização de ferramenta colaborativa para tornar mais ágil e eficaz o trabalho da polícia. Para cumprir esse objetivo, o Governo do Ceará lançou nesta quinta-feira (28) o aplicativo 190, voltado para smartphones.

A novidade abrirá nova porta de acesso do cidadão aos serviços de socorro da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O lançamento da tecnologia ocorreu no Palácio da Abolição, em cerimônia presidida pelo governador Camilo Santana, e com as presenças do titular da SSPDS, André Costa, do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, dentre outras autoridades políticas e de Segurança do Estado.

Iniciativa que integra o Pacto por um Ceará Pacífico, o App 190 funcionará para o registro virtual de ocorrências de roubo e lesão através do celular. O usuário precisa, para acessar ao serviço, ter um aparelho móvel com os sistemas operacionais Android (fazer o download em Google Play) ou IOS (App Store), com tecnologias 3G, Wi-Fi e GPS, além de aceitar as políticas de privacidade e de segurança da informação.

As ocorrências que poderão ser registradas via App 190 são aquelas mais recorrentes em ligações para o número de telefone 190: lesão à bala, à faca e a outros; roubo à pessoa, a veículo, a estabelecimento comercial e à residência; disparo de arma de fogo e incêndio à residência, à vegetação e em prédio comercial.

Comodidade e credibilidade

O governador Camilo Santana destaca que o App 190 amplia a acessibilidade aos serviços de segurança com uma ferramenta rápida e sem burocracia. A tecnologia trará mais credibilidade e convicção da Ciops com relação às solicitações feitas pelos usuários.

Todo usuário deverá, ao utilizar pela primeira vez o aplicativo, realizar um cadastro prévio com os dados necessários para abrir uma ocorrência.

Nas redes sociais, vídeos que apontam fatos criminosos ganham muitos compartilhamentos e repercutem para o conhecimento de milhares de pessoas. Com o aplicativo 190, o Governo do Ceará espera que a Segurança Pública do Estado se torne o principal destino destes vídeos e imagens que denunciem os fatos que envolvam violência.

O secretário da SSPDS, André Costa, afirma que a população vai poder andar aliada à tecnologia para diminuição dos índices de criminalidade nos municípios cearenses.

Responsável por comandar a execução do projeto, o líder de Tecnologia da Informação (TI) da Vice-Governadoria, Caluto Hansen, reforça que o aplicativo foi todo arquitetado para facilitar o caráter colaborativo, pelo qual o cidadão poderá enviar sem complicações as evidências para a polícia ter ação mais rápida e com mais detalhes do caso.

Alerta Brasil

Durante o evento no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana também anunciou outra ferramenta tecnológica importante no combate a criminalidade: o Alerta Brasil. A ferramenta é um sistema inteligente de leitura de placas de veículos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que foi integrado aos sistemas de monitoramento da SSPDS.

Para o secretário André Costa, a ideia é ampliar a parceria, usando câmeras de outros municípios e até da iniciativa privada.

A parceria com a PRF, que possibilitou que a SSPDS passasse a utilizar um sistema inteligente de leitura de placas, já possibilitou, desde o início do processo em 15 de julho (até 15 de setembro), que a taxa de recuperação de veículos subisse de 47,9% para 57,1%, em Fortaleza, o que representa um crescimento de 19,1% na taxa.

(Com SSPDS)

 

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!