Regionais

Aluna do IFCE apresenta pesquisa sobre poços profundos em Crateús.

A estudante Marília Cipriano Alves, aluna do campus de Crateús, desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre reservatórios subterrâneos de água e perfuração de poços profundos nos sertões de Crateús, que foi apresentado recentemente no Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN), realizado em Fortaleza (CE). 

De acordo com a estudante, o trabalho foi motivado pelo intuito de entender como essas ações atendem à população, diante da crise hídrica que assola a região. Ele basicamente foi concebido com base na pesquisa de campo junto às prefeituras e às comunidades beneficiadas. “Esses poços profundos ajudaram muito a população, porque nem todos tinham condições de comprar água”, conclui. Ela lembra ainda que, antes dessas medidas, quem podia, chegava a comprar água mineral para o uso diário. 

Marília constatou que o sucesso no atendimento às demandas pelo consumo de água potável se deu principalmente na zona rural, onde foram perfurados 160 poços profundos, contemplando quase todos os distritos. Além disso, destaca que 23 poços foram perfurados na sede do município e onde não houve vazão de água, foram disponibilizadas caixas d’água que são abastecidas com carro pipa. 

A pesquisa obedeceu a uma metodologia observacional, por meio do qual se constatou, por exemplo, o uso consciente da água fornecida nos poços e nas caixas d’água. “Isso se dá, por exemplo, ao se estabelecer horários de funcionamento, o que contribui para evitar o desperdício”, ressalta a estudante. 

O trabalho de campo focou também uma visita à comunidade Canto dos Pintos, a 20 quilômetros da sede do município. No local, técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado detectaram, em 2015, a existência de reservatório subterrâneo de água com volume estimado em 20 milhões de metros cúbicos.

Marília é aluna do 7º período do curso técnico em Química. Além da participação no JOIN, seu trabalho foi também apresentado no Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, realizado em novembro do ano passado em Campina Grande (PB).

(Redação do Blog Por Elinaldo Rodrigues)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!