Regionais

Livro de Haroldo Serra que conta causos de Tamboril é lançado em Fortaleza.

Prestes a completar 83 anos, o ator e diretor cearense Haroldo Serra ostenta no currículo feitos suficientes para lhe garantir lugar de referência quando o assunto são as artes cênicas no Estado – entre eles a de ter fundado, em 2957, o grupo Comédia Cearense, cuja legado inclui não apenas um repertório extenso de produções e memórias do teatro local, mas de ações formativas e de fomento à linguagem.

Não satisfeito, um novo projeto do dramaturgo chega agora ao público, com o lançamento de “Chicamilo e outras histórias & Poetar”, livro no qual resgata causos de sua cidade natal, Tamboril, muitas delas contadas a ele pelo avô, Chicamilo. O evento acontece hoje (4), na Livraria Leitura, do shopping RioMar.

Segundo ele, a publicação vem sendo trabalhada há mais ou menos seis meses – tempo que levou para reunir alguns contos já escritos e elaborar outros inéditos.

“Ia colocando no Facebook, as pessoas comentava muito, elogiavam e sugeriam que eu publicasse. Aí resolvi fazer”, recorda, sobre o apoio dos amigos. Esse incentivo foi tão importante que o autor decidiu registrá-lo nas páginas do livro, dedicando uma parte dele apenas para os comentários reunidos ao longo das postagens.

Memórias

“Pensei (no livro) como uma homenagem à minha terra”, resume Haroldo, que garante a veracidade de boa parte dos causos, contadas pelo avô. “Mas sempre dou uma ‘enfeitada’ e coloco certa dose de humor, com um final engraçado”, detalha. Também há histórias que se passam em Fortaleza, onde o ator vive desde os 16 anos.

“Por exemplo, lembro-me de uma vez que, ainda menino, me mandaram buscar leite em uma casa próxima. A gente levava as garrafas vazias e voltava com elas cheias. Bati e uma mulher atendeu. Mas tinha uns olhos meio de gato, estava com a cara coberta de Minâncora e uns ‘pitós’ no cabelo. Tomei um susto, saí correndo e cheguei chorando em casa. Perguntaram-me o que tinha acontecido e eu disse ‘acabei de ver uma onça'”, lembra, rindo.

De outra feita, em Fortaleza, recorda quando trabalhava em uma rádio e precisava abrir a sede bem cedo. “Havia um funcionário muito engraçado, o seu Zé. Certo dia, em casa, antes de ir dormir, avisei a ele: me acorde às 4h da manhã, não pode ser depois disso, porque preciso abrir a rádio às 5h”, narra.

No outro dia despertou com a hora indo já longe. “Perguntei ‘por que não me chamou!?’, e ele respondeu ‘não tive coragem, o senhor estava num soninho tão bom'”.

Além de Fortaleza, Haroldo Serra também vai lançar o livro em Tamboril e no Rio de Janeiro. E mal traçou a agenda de divulgação deste trabalho, já tem outro decidido. “Já estou escrevendo meu próximo livro, ‘Contos quase inocentes'”, postou recentemente no Facebook.

(Com informações do Diário do Nordeste)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!