Regionais

Com Viçosa do Ceará registrando mais de 120 mm, Ceará tem chuvas em 130 municípios.

Choveu em 130 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (7) e as 7h desta quinta-feira (8). Dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que os três maiores volumes ficaram acima dos 100 milímetros. Foram eles: Viçosa do Ceará (127.8 mm), Lavras da Mangabeira (102 mm) e Tianguá (101 mm).

Na macrorregião de Ibiapaba, conhecida por ser uma área montanhosa, além de Viçosa e Tianguá, outros municípios tiveram precipitações intensas como Graça (75 mm), Ubajara (69 mm), Ibiapina (68 mm) e Pacujá (67,4  mm). Já no Litoral Norte, que tem recebido fortes chuvas, os maiores acumulados foram em Granja (80 mm) e Uruoca (69 mm).

No Cariri, que não recebia precipitações mais intensas, o intervalo de 24 horas foi bem intenso. Além de Lavras da Mangabeiras, outros nove municípios tiveram chuvas acima de 50 milímetros, como destaque para  Aurora (87,2 mm), Barro (81,2)  e Juazeiro do Norte (70 mm).

Em Tamboril, o registro foi de 90 mm no Assentamento Monte Alegre, sendo a maior chuva dos Sertões de Crateús.

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas foram provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico atuante no período da Quadra Chuvosa, que segue até maio, assim como da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente no Cariri.

(Com Funceme)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm