Regionais

6 açudes sangram e outros 5 estão com 90% da capacidade.

O Ceará tem cinco açudes com volume próximo de atingir sua cota máxima. Acaraú Mirim (Massapê), São Vicente (Santana do Acaraú), Maranguapinho (Maranguape), Tijuquinha (Baturité) e Barragem do Batalhão (Crateús) estão todos com mais de 90%. No total, o Estado já conta com seis sangrando.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nas últimas 24 horas, foram registrados aportes em 29 reservatórios, com recarga de 5,49 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 442,86 milhões de m³.

Apesar das primeiras recargas, o Estado possui 46 reservatórios com volume morto e ainda 17 secos. O Castanhão, principal açude do Ceará, está com apenas 3,78% de sua capacidade total, apesar do aporte recebido nos últimos dias.

Chuvas no Ceará

O mês de março – que é normalmente chuvoso – está há cerca de 10 dias sem chuvas intensas, porém, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), intervalos como este são comuns e as condições meteorológicas ainda podem mudar e proporcionar maiores precipitações ao longo da quadra chuvosa, que vai até maio.

No intervalo entre as 7h dessa segunda-feira (12) e as 7h desta terça-feira (13), houve registros de precipitações em, pelo menos, 34 municípios. As maiores chuvas foram registradas em Viçosa do Ceará (44 mm), Reriutaba (36 mm) e São Gonçalo do Amarante (29.4 mm). Os dados ainda são parciais.

Para esta quarta-feira (14), a Funceme prevê, ao longo do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Estado. Nas demais áreas, há possibilidade de precipitações.

(Diário do Nordeste)

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!