Regionais

Tamboril e mais 36 municípios tem situação de emergência reconhecido pelo governo federal.

A foto que destaca essa matéria é a do atual cenário em que se encontra o Açude Carão, principal reservatório que abastecia a sede do município de Tamboril. Com o fim da quadra invernosa se aproximando, o reservatório continua seco, tomado pelo mato e em estado de total abandonado.

Tamboril é apenas mais um nessa situação e enfrentará mais um ano com dificuldade no abastecimento urbano. O que acabou fazendo com que o governo federal reconhecesse a situação de emergência por seca de mais 37 municípios do Ceará. A medida é valida por 180 dias e aumenta a quantidade de cidades que estão nesta situação em todo o estado, que passa a ser de 91.

Na nova relação, várias cidades da nossa região foram inclusas depois da divulgação de que estão sob o risco de passarem pelo 7º ano de seca. O motivo foi às chuvas irregulares ocorridas este ano, que registra um contraste prejudicial principalmente à segurança hídrica.

O exemplo dessa irregularidade pode ser observada em Tamboril. O açude Carão seu principal reservatório está seco há dois anos e continuará assim, já que as chuvas na sede do município foram insuficientes para garantir a recarga do reservatório. Já no distrito de Sucesso, há 29 quilômetros o açude que também estava seco, está prestes a sangrar com 98% de sua capacidade cheia.

Na relação divulgada pelo Ministério da Integração Nacional, diversos municípios da região estão relacionados. O caso é preocupante já que na maioria dos municípios, principalmente nas sedes urbanas o abastecimento tem sido feito ou por poços profundos ou adutoras.

Com o decreto renovado os prefeitos poderão solicitar junto ao governo federal ações em convivência com a estiagem. Para a liberação de recursos, se faz necessário os gestores enviaram o mais rápido possível um relatório detalhado da situação em que se encontra o município.

Veja os municípios com relatórios vigentes.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!