Regionais

Chuvas atingem 106 municípios do Ceará

No Ceará como um todo, as precipitações atingiram 106 municípios no intervalo de 24 horas. Na lista das 10 maiores chuvas por postos, Solonópole e Quixadá, que estão situados no Sertão Central, caíram precipitações de 75 e 65 milímetros, respectivamente. A Funceme registrou ainda 64,4 milímetros em Aratuba, no Maciço de Baturité.  Já na região Jaguaribana, houve registros de 59,1 mm no posto Serrote Branco, em Jaguaretama, e, no posto Nova Floresta, em Jaguaribe, o observado foi de 56,6 mm. 

As chuvas do intervalo das 24 horas foram provocadas pela nebulosidade associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que esteve mais próxima da costa do estado em relação aos últimos dois dias. Além disso, o estado sofreu influência de um episódio de Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que são massas de nuvens que se foram neste período.

Na Capital, o maior acumulado foi de 54,4 mm, no Pici. Houve ainda registro de 58 milímetros em Pacatuba, na Região Metropolitana. “As chuvas de Fortaleza, assim como as registradas na região Jaguaribana, haviam sido previstas pela Funceme durante a manhã desta quinta. Como existia a previsão de acumulados um pouco maiores, emitimos um aviso meteorológico para a Defesa Civil que, em seguida, transformou-se em alerta para a população”, reforça o meteorologista.

A região dos Sertões de Crateús, onde se localiza Tamboril, apenas Novo Oriente registrou chuva de 25 mm, nos demais municípios continua sem chover a mais de mês.

PREVISÃO DO TEMPO

Para esta sexta e os próximos dois dias, as chuvas deverão continuar. Ao longo de hoje, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de precipitações em todas as regiões cearenses. Para o sábado (19), a previsão é semelhante. Já no domingo (20), a expectativa é de possibilidade de chuva em todo o estado.

(Com Funceme)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!