Regionais

Monsenhor Tabosa e mais quatro municípios em situação critica de abastecimento, diz Francisco Teixeira durante seminário.

Cinco municípios no Ceará estão em situação crítica quanto ao abastecimento de água. Boa Viagem, Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Pereiro e Mombaça. O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, na abertura do “IX Seminário de Gestão dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars), IX Seminário Nacional Saneamento Rural e IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural”. Os eventos, que acontecem simultaneamente no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Quixadá na semana passada.

Durante o evento o secretário apresentou o Projeto Malha D’Água, que se propõe a levar água tratada para abastecimento humano por meio de uma rede de adutoras. Essas adutoras partirão dos açudes mais resilientes à seca. “A grande seca que atravessamos nos mostrou que precisamos avançar quebrar paradigmas. E o Malha D’Água vem ao encontro disso”, avalia Teixeira.

Ele ressaltou que o pro Malha D’água nasceu a partir das diversas experiências adquirida pelo Governo do Ceará, durante os seis anos consecutivos de chuvas abaixo da média, que configuram a maior estiagem da história. A iniciativa prevê, num prazo de 20 anos, a instalação de 4300 quilômetros de adutora, resultado de um investimento orçado em R$5,3 bilhões.

A ideia é transportar a água de reservatórios resilientes à seca em adutoras, evitando o desperdício, por meio de infiltração ou evaporação, bem como o desvio para outros usos, além do consumo humano.

Durante a exposição, o secretário mostrou que, embora destinado ao abastecimento humano dos principais centros urbanos do estado – sedes municipais e distritos – as comunidades rurais difusas também serão beneficiadas. “Temos condições – e o projeto já prevê isso – de estender ramais para comunidades atendidas pelo Sisar ou pelo Projeto São José”, garante Teixeira. Segundo ele, isso aumentaria a garantia hídrica desses sistemas.

Além das comunidades atendidas pelo Sisar e pelo São José, a população abastecida por carros-pipa também sairia ganhando. “Hoje, as rotas de carro-pipa são enormes, os mananciais estão cada vez mais distantes devido à seca. O Malha D’Água prevê pontos de abastecimento para os caminhões em locais bem mais próximos dos consumidores. “Isso gera economia e garante uma água tratada para as comunidades mais difusas”.

Mesmo as chuvas elevando para 17% o nível dos reservatórios no Ceará, existem ainda vários municípios em situação preocupante. Ele destacou cinco municípios em situação critica. Boa Viagem, que terá ainda este ano uma adutora trazendo água do Açude Umarí em Madalena. Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Pereiro e Mombaça; aonde vem sendo realizado um trabalho de perfuração de poços com apoio do governo do estado e outras ações ainda serão realizadas.

Ele lembrou que a região dos Sertões de Crateús foi a que mais sofreu com a seca dos últimos anos. “Crateús hoje está aliviada, mas antes era abastecida pela adutora de 150 quilômetros de levava água do Açude Araras” lembrou Teixeira. Nos demais municípios houve alivio também; com exceção do Açude Carão que abastece a sede de Tamboril e que não pegou água. Porém, já há um trabalho em curso que terá continuidade com a perfuração de poços.

No estado, 89 municípios estão com decretos de emergência em vigência. Esses decretos permitem aos prefeitos procurarem ações de convivência junto ao governo federal, mas pra isso se faz necessário o município elaborar laudos e comprovar a real situação.

Francisco Teixeira expos em quase uma hora toda a situação do estado, e ressaltou o reforço que é dado pela operação carro-pipa e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que atende atualmente 1.419 localidades, beneficiando 552 mil pessoas com sistemas de abastecimento de água, gerenciados pelos próprios moradores.

“Estamos monitorando, acompanhando e a ordem do governador e que não falte água para o povo cearense” encerrou Francisco Teixeira.

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!