Destaques

Projeto Prevenção em Família beneficiará 50 municípios cearenses.

O Projeto Prevenção em Família começa agora. A afirmação, em tom entusiasmado, foi feita pelo secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, durante o evento de apresentação e sensibilização para o desenvolvimento da iniciativa. A programação foi realizada na última quarta-feira, 30, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado; e contou com a presença de gestores e representantes das pastas de Saúde, Educação e Assistência Social dos 50 municípios cearenses a serem contemplados.

Idealizado por técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Projeto Prevenção em Família será efetivado graças a parceria com o Programa Mais Infância Ceará. Dessa forma, profissionais dos municípios que atuam com as famílias beneficiadas pelo “Mais Infância” serão qualificados para desenvolver oficinas de prevenção às drogas junto a esse público.

“Com a efetivação do projeto, estaremos cuidando das crianças e edificando um futuro saudável para elas através do investimento nas famílias. O foco é a prevenção e, para isso, estamos investindo no capital humano”, disse o secretário Will Almeida.

Os municípios selecionados para receber a ação preventiva são os que apresentam maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social já contempladas com o Programa Mais Infância Ceará. A ideia é orientar pais e responsáveis para promoverem o desenvolvimento infanto juvenil e o fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas.

Will Almeida reforçou a importância do Projeto Prevenção em Família, ressaltando que a iniciativa proporcionará que muitas famílias cearenses, apesar da condições de vulnerabilidade, saibam educar seus filhos e mantê-los longe das drogas após a primeira infância, inserida na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses. Segundo o gestor, a primeira edição do projeto deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará atendidas em equipamentos de assistência ou de apoio.

A estratégia do Projeto Prevenção em Família constitui-se na realização de oficinas de atenção à infância e à família, com o suporte de atividades lúdicas e direcionadas às situações comuns do cotidiano familiar. A SPD ficará responsável pela capacitação de profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios, com abordagens na prevenção às drogas. Além disso, realizará o acompanhamento das atividades junto às famílias e a avaliação dos resultados alcançados.

Presente ao evento na AL, a representante do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, enfatizou a parceria com a SPD para levar informação a famílias cearenses sobre prevenção às drogas, promovendo o desenvolvimento de hábitos saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento dos vínculos familiares. Também prestigiou o evento, a coordenadora da Campanha Ceará Sem Drogas da Assembleia legislativa, Aline Bezerra Câncio.

Na ocasião, a gerente do Projeto Prevenção em Família, Natália Alexandre, esclareceu dúvidas da plateia e pediu o apoio dos municípios sobre a iniciativa. “O engajamento dos profissionais e a intersetorialidade nas ações são fundamentais para o sucesso do projeto. Por outro lado, uma boa relação entre pais ou responsáveis com os filhos favorece que tenhamos, no futuro, um Ceará cada vez melhor”.

A fase seguinte do Projeto Prevenção em Família será a assinatura do termo de compromisso entre a SPD e as prefeituras dos municípios contemplados em solenidade programada para a próxima quarta-feira, 6, às 9 horas, na sede da SPD, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Logo em seguida, a Secretaria iniciará a formação dos profissionais indicados pelos gestores municipais em capacitações a serem efetivadas por macrorregião. Serão, pelo menos, seis formações, contemplando os 50 municípios selecionados. O início do trabalho junto às famílias será a etapa posterior em forma de 10 encontros com duração de uma hora cada um.

Os municípios beneficiados com o Projeto Prevenção em Família são os seguintes: Quixadá, Quixeramobim, Tianguá, Ipu, Mombaça, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca, Santa Quitéria, Canindé, Crateús, Aiuaba, Tauá, Crato, Araripe, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Acopiara, Barbalha, Jardim, Icó, Jucás, Iguatu, Missão Velha, Acaraú, Bela cruz, Camocim, Itapajé, Itapipoca, Pentecoste, Marco, Morada Nova, Chaval, Aracoiaba, Umirim, Uruburetama, Fortaleza, Maranguape, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacajus, Paracuru, São Gonçalo, Aracati, Beberibe, Jaguaruana, Massapé, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixelô, Redenção, Parambu e Tejuçuoca.

(Com SPD)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!