Regionais

Negociações avançam para a criação do Parque dos Jumentos em Santa Quitéria.

A Câmara Municipal de Santa Quitéria sediou na manhã desta quarta (20), uma reunião entre professores, pesquisadores e representantes de várias entidades, que discutiram a criação do Parque de Preservação dos Jumentos, no município de Santa Quitéria.

A ideia, cogitada desde meados de 2013 pela União Internacional Protetora dos Animais-Ceará (Uipa) e por uma ONG francesa, é transformar a fazenda Paula Rodrigues, pertencente ao Detran-CE, no primeiro parque de preservação da espécie no mundo, para garantir os cuidados deles, reunir interessados no assunto e dar visibilidade ao símbolo nordestino.

As conversações já vem avançando entra a Uipa, a ONG e o Detran para que possa se concretizar, dado o grande número de animais que estão no local – cerca de 1,5 mil, que recolhidos das estradas, chegam no local em condições precárias e também, o alto custo para o departamento cearense manter em funcionamento, a estrutura lá instalada.

De acordo com o professor da USP, Adroaldo Zanella, há a expectativa dentro das negociações com o Governo do Estado do Ceará, para que seja utilizado o espaço da Escola Família Agrícola, na fazenda Hilário (obra paralisada), criando assim, um polo de tecnologia sustentável aberto à comunidade.

Participaram da reunião, representantes do Detran, ONG, Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura, ADAGRI, pesquisadores das UFAL, UFC, UFS e UNINTA.

(Redação do Blog Por Thiago Rodrigues)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!