Regionais

Professora de Crateús mostra resultado de pesquisa no Maranhão

A professora Valéria Lourenço, do IFCE campus de Crateús, participou de uma roda de conversa em Panalva, região da Baixada Maranhense, no dia 12 de junho, com o objetivo de apresentar o resultado da pesquisa de mestrado realizada no local entre os anos 2015 e 2017. 

A conversa de Valéria junto à comunidade quilombola Bairro Novo foi aberta por uma reflexão sobre sua trajetória iniciada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, de onde ela saiu para realizar sua pesquisa no Maranhão. Em seguida, ela narrou cada etapa do trabalho de campo, rememorando detalhes que foram imprescindíveis no processo, tais como o apoio das pessoas que conheceu e o conhecimento sobre a fauna e a flora local.

Em seguida, sua narrativa focou a importância da aproximação entre o conhecimento tradicional relacionado à saúde (prática da parteira leiga, do curador, da benzedeira, do doutor de ossos) e o saber da medicina acadêmica.

Valéria também apresentou algumas poesias que escreveu durante o processo de pesquisa. “Para mim, foi um momento muito importante e emocionante, pois estava ali, diante de algumas das pessoas que colaboraram comigo na construção do texto dissertativo e, por isso, também podem ser vistas como autoras da pesquisa”, destaca.

Na ocasião, alguns moradores também puderam expressar suas considerações sobre o significado da pesquisa realizada por Valéria na comunidade, destacando a importância do registro dos saberes e conhecimentos locais.

Nascida em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), Valéria atuou como educadora nessa região por mais de quatro anos, após se formar em Letras/Literatura pela UFRRJ. Posteriormente, residiu por dois anos no Maranhão, onde concluiu o mestrado pela Universidade Estadual. Desde julho deste ano, ela leciona no IFCE campus de Crateús.

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm