Regionais

Crateús divulga estudo em evento internacional

O trabalho intitulado “Efeitos de diferentes extratos e concentrações do Nim na atividade microbiológica e na relação milho-micorriza em um solo do sertão do Inhamuns- CE, Brasil” (Effects of different extracts and neem concentrations in microbiological activity and corn-mycorrhizal relationship cultivated in a soil of the “Sertão do Inhamuns” Ceará, Brazil) foi apresentado no 21º World Congress of Soil Science (WCSS), realizado no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto. 

O estudo é fruto de um projeto que visou avaliar os efeitos de diferentes extratos de Nim (Azadirachta indica) na atividade dos microrganismos do solo de Crateús. Trata-se de uma planta exótica de ampla distribuição na região semiárida, sobretudo nos ambientes urbanos. De acordo com o professor Emanuel Dias Freitas (IFCE campus de Crateús), coordenador do projeto, as análises permitiram concluir que o extrato feito com sementes dessas espécies, além de ser prejudicial contra os insetos, é nocivo para os microorganismos do solo.

O projeto foi realizado em parceria com o professor Paulo Furtado Mendes Filho, da Universidade Federal do Ceará, e as recém-egressas do bacharelado em Zootecnia do campus de Crateús, Dayanne Camelo e Leila Maria Tavares.

O WCSS é considerado de grande importância nas ciências agrárias. “Trata-se de um congresso que conta com a participação de diversos pesquisadores de todo o mundo, que trocam informações e firmam parcerias entre instituições de ensino e pesquisa”, salientou Emanuel.

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!