Regionais

Índios ocupam terreno pertencente à associação comunitária em Monsenhor Tabosa.

Com o objetivo de construir um museu, índios Potyguara, ocuparam na sexta-feira, 24 de agosto, um terreno localizado na Rua José Lino, bairro Jucá, em Monsenhor Tabosa – CE. Medindo 12 X 40 metros, o terreno é pertencente à Associação Comunitária Santo Antônio. O local fica próximo a uma escola indígena. Os índios afirmam que tempos atrás usavam o espaço para apresentação de tradicionais rituais do povo da aldeia, porém, ultimamente estava servindo apenas como local para depósito de lixo.

“Do dia 13 ao dia 16 de setembro, estaremos recebendo o III Fórum de Museu em nossa aldeia e precisamos desse local que é sagrado para nós, usaremos o espaço para fazer nosso Museu Potyguara de Jucás”, explica a liderança indígena Rosa Potyguara.

O presidente da Associação, José Ozanã de Melo, disse ao Página Aberta que o terreno não está dentro da área indígena em processo de demarcação, e foi adquirido para abrigar futuramente a sede da Associação. “Desde 2013 foi  o terreno foi cercado com arame farpado, e desde 2014 possui escritura pública em nome da Associação Santo Antonio (ASA). Não houve tentativa de diálogo com os índios, a associação irá à justiça pedir a desocupação do imóvel”, explica Ozananã.

(Redação do Blog Por Dorismar Rodrigues)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!