Regionais

Campus de Crateús implanta sistema de intranet

O campus de Crateús do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), iniciou a implementação da rede de intranet, com o propósito de otimizar o acesso a informações e serviços internos de interesse local, em especial para os servidores e alunos. A página da rede pode ser acessada pelo endereço intranet.ifcecrateus.local/, a partir dos terminais de computador disponibilizados no campus.

A iniciativa integra o Plano de Ação 2017-2020 da CTI que, com esta medida, visa proporcionar ao campus a possibilidade de otimização dos custos (reduzindo o processo de impressões, por exemplo) e dar celeridade à divulgação e distribuição de informações internas.

O sistema já possui uma área específica para a CTI, onde estão disponíveis documentos (Plano Diretor de TI do IFCE, regulamentação da reprografia), dados do link da internet (pode ser averiguada a qualidade do link, bem como o consumo de dados), acesso ao GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática), entre outros.

Para o segmento discente, em especial, também está sendo desenvolvido um formulário de requerimento on-line, por meio do qual os alunos poderão encaminhar suas demandas acadêmicas, em substituição ao formato impresso. Pelo sistema, após o preenchimento on-line, o requerimento é convertido no formato PDF e encaminhado ao e-mail do setor responsável pelo protocolo. Esse processo está em fase de testes e brevemente estará acessível à comunidade acadêmica.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do campus, Rômulo Franco, outro exemplo prático do benefício da iniciativa é a possibilidade de criar um espaço para que todos os docentes e coordenações de cursos possam ter uma página própria, para disponibilizar conteúdos didáticos, bem como criar fóruns com o objetivo de ampliar o atendimento aos estudantes.

Ele salienta que, para a intranet alcançar seu objetivo com plenitude, é imprescindível a participação dos demais setores, além da continuidade ao processo de aquisição de equipamentos que possibilitem a ampliação e a qualidade da rede. “Por intermédio do alinhamento de planejamento e ações envolvendo CTI e demais setores, a agregação de serviços e beneficiamentos para a comunidade acadêmica poderão ser alcançados”, ressalta Rômulo.

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!