Regionais

Professora de Tamboril vai debater identidade e memória nos sertões de Crateús no Campus do IFCE

Discutir os saberes e os fazeres de mulheres e homens que guardam e reconstroem a cultura e arte na região de Crateús. Com este objetivo, o IFCE campus de Crateús promove, 26 de setembro, às 19 horas, a mesa-redonda Identidade e Memória nos sertões de Crateús, no auditório do campus, organizada pelos alunos da disciplina de Cultura Brasileira do curso de licenciatura em Letras.

A mesa será composta pelas professoras Graça Farias, de Tamboril, e Socorro Siqueira, de Crateús, e pelo artista e músico Ronaldo Moura, de Independência. Os palestrantes apresentarão suas trajetórias de vida a partir dos saberes e fazeres que os constroem e que costuram a identidade de sertanejo. “Esta humanidade nova, deste milênio que acaba de nascer, que identidade tem? O que nos faz ser quem somos? O que nos une enquanto sertanejos e catingueiros?”, pondera a professora Karla Gomes, que ministra a disciplina.

O evento também contará com a exposição Tirando Reisado, que apresenta vídeos, fotografias e textos produzidos a partir da visita técnica dos alunos ao assentamento Cachoeira do Fogo, em Independência.

A professora Karla Gomes ressalta a importância de o evento ser organizado pelos alunos para a formação de educadores críticos e reflexivos. “Eles são os promotores deste evento, momento em que exercitam a práxis do ser educador – construtor de si e do outro através da ação pedagógica crítica e refletida”, avalia.

(Redação do Blog Por Felipe Lima)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm