Regionais

Monsenhor Tabosa conquista 32 medalhas na 8ª edição dos Jogos Indígenas do Ceará.

Reconhecida como um dos maiores berços indígenas do Ceará, Caucaia sediou entre os dias 20 a 23 de setembro, a oitava edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Estado do Ceará. O evento reuniu mais de 700 pessoas. A última edição havia sido sediada em Crateús, em 2010.

O evento teve como objetivo a integração das comunidades, promover o intercâmbio cultural, esportivo e de lazer como forma de resgatar modalidades tradicionais. A ideia é que os jogos possibilitem o fortalecimento da cidadania e da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento dos indígenas pela sociedade.

Delegações de 18 municípios participaram dos Jogos Indígenas, ao todo, quatorze etnias de todo o Estado estiveram no evento: Tremembé, Anacé, Tapeba, Pitaguary, Potyguara, Kanindé, Tupinanbá, Gavião, Tabajara, Kalabaça, Kariri, Tapuya-Kariri, Tubiba-Tapuia.

Monsenhor Tabosa, enviou 3 delegações: Povo Tabajara da Serra das Matas; Movimento Potiguar Tapuia e Movimento de Jucá/Marruá. Um dos destaques desta edição dos Jogos Indígenas foi o Povo Tabajara da Serra das Matas que participou da competição pela primeira vez, com uma delegação composta por 25 pessoas, tendo sido uma das mais bem sucedidas de todas as épocas, conquistando 28 medalhas e 8 troféus.

Os Povos Indígenas Tabajara da Serra das Matas, organizados em 9 aldeias, estiveram representados por 6 aldeias e conquistaram medalhas nas seguintes modalidades: 15 medalhas de prata e 1 troféu, na modalidade futebol masculino; 6 medalhas de prata e 1 troféu na modalidade Cabo de Guerra; 1 medalha de prata e 1 troféu na modalidade Arco e Flecha Feminino; 3 medalhas de ouro e 1 troféu na modalidade Triátlon; 1 medalha de ouro e 1 troféu na modalidade Arremesso de Lança; 1 medalha de bronze e 1 troféu na modalidade queda de braço masculino; 1 medalha de bronze e 1 troféu na modalidade queda de braço feminino, e 1 medalha por honra/participação.

O Movimento Potyguara e Tabajara Marruá e Jucás: conquistaram 1 medalha de ouro na modalidade queda de braço feminino; 1 medalha de prata na modalidade Arco e Flecha masculino e 1 medalha de honra/participação. O Movimento Potygatapuia conquistou 1 medalha por honra/participação.

Para a liderança indígena Aroerê Tabajara, de Monsenhor Tabosa, os jogos indígenas do Ceará são importantes para fortalecer o movimento indígena no Estado. “Nossa delegação Povos Indígenas Tabajara da Serra das Matas, veio com humildade pensando não apenas na competitividade, mas na participação, como consequência obtivemos bons resultados nos jogos o que nos deixa imensamente felizes. Agradecemos também as demais delegações de nosso município que estiveram sempre conosco, nos incentivado durante as competições”, declarou.

Aroerê disse ainda que a etnia incentiva a prática dos esportes pelo povo e planeja um evento na aldeia mãe, em Olho D’água dos Canutos para apresentar a todo o povo Tabajara, as conquistas obtidas na VIII Edição dos Jogos Indígenas do Ceará.

(Redação do Blog Por Dorismar Rodrigues)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!