Regionais

Tamboril fica em último colocado na região em estudo sobre Efetividade de Gestão divulgado pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado, liberou recentemente os dados oficiais do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM). O estudo tem por base os recursos aplicados em 2017 nos 184 municípios do Ceará, nas áreas de educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil e governança em tecnologia da informação.

Nesse levantamento a nota varia entre “O e 1” para cada área. De acordo com o resultado obtido, as gestões municipais foram classificadas em cinco categorias: nível A – altamente efetivo; nível B+ – muito efetivo; nível B – efetivo; nível C+ – em fase de adequação e nível C – baixo nível de adequação. A avaliação realizada pela secretaria de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Raul Barbosa, tem o objetivo de estimular a melhoria das politicas públicas dos municípios cearenses. Os dados foram coletados a partir de informações autodeclaradas pelos municípios no período de abril a maio. Pela primeira vez, o Tribunal também realizou validação em parte dos municípios, a fim de verificar a correspondência entre as respostas apresentadas eletronicamente e a realidade encontrada de modo presencial. 

Nosso blog contou com a colaboração do Professor Arquimedes Mendes, que selecionou os dados dos 11 municípios da região dos Sertões de Crateús. Em entrevista a Feiticeiro Fm, ele disse que os dados servem de alerta para os gestores observarem e assim implementar medidas que possam melhorar a aplicação desses dados. No final desta matéria você ouvirá a entrevista completa do professor concedida ao Radialista Manuel Sales.

Na classificação dos 11 municípios da Região, Tamboril ficou na última colocação.

1º – Nova Russas – 60,79%
2º – Novo Oriente – 60,69%
3º – Crateús – 53,41% 
4ª – Ipaporanga – 53,26%
5ª – Catunda – 52,25%
6ª – Ararendá – 47,32%
7ª – Monsenhor Tabosa  – 46,40%
8ª – Ipueiras – 44,81%
9ª – Independência – 46,91%
10ª – Ipueiras – 44,81%
11ª – Tamboril – 42,29%

Confira a classificação completa dos 184 municípios.

Segundo os técnicos do TCE, o indicador mensura o grau de aderência da gestão local a determinados processos e controles em sete áreas (educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil e governança em tecnologia da informação). 

Ouça no player abaixo a entrevista do Professor Arquimedes Mendes sobre os dados do TCE.

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!