Regionais

Parceria promove qualificação profissional e empregabilidade em Santa Quitéria

O Instituto Centec inaugurou na segunda-feira (12) o novo laboratório de costura industrial voltado para o setor calçadista do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Santa Quitéria. As aulas iniciaram com uma turma de 30 alunos, formada por meio de uma parceria com a fábrica de calçados Democrata e a Prefeitura Municipal. A empresa cedeu máquinas e insumos para o treinamento; a Prefeitura contratou os instrutores e o Centec disponibilizou a infraestrutura e certificará os alunos. A empresa tem interesse em contratar a maioria dos alunos capacitados pelo Centec. Após uma intensa divulgação na cidade, cerca de 300 candidatos inscreveram-se para participar do curso, ao qual participaram de seleção com avaliação curricular e psicológica pelo RH da fábrica.

Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, parcerias como essas são valiosas para promover o emprego e a geração de renda em cidades do interior. “Sabemos que muitas empresas se instalam em municípios distantes da Capital para terem menor custo de produção, mas têm dificuldades em encontrar pessoas qualificadas. O Centec pode contribuir diretamente para sanar este problema, pois temos CVTs em 32 cidades e estamos à disposição das empresas e Prefeituras para oferecer qualificação profissional de acordo com a demanda e movimentar a economia de toda a região”, explica o diretor.

A última capacitação pré-contratação realizada pela empresa foi em 2006, ainda no início das atividades da fábrica. A qualificação é uma forma de garantir o conhecimento e garantir segurança nas atividades e nível de qualidade do serviço àquelas pessoas que podem ser contratadas para trabalho no setor calçadista. Segundo a empresa, a expectativa é a contratação de cerca de 90% desta primeira turma em fevereiro de 2019.

Adyzia Monte, uma das alunas do curso, está desempregada e disse que sempre teve vontade de aprender costurar, uma atividade já exercida informalmente pela sua mãe. Agora ela vai poder adquirir os conhecimentos e com grandes chances de conseguir um emprego. “A procura por esse curso foi muito grande, porque infelizmente muitas pessoas aqui em Santa Quitéria estão desempregadas. Aqui ainda tem pouca oportunidade, a maioria delas só no comércio, pra trabalhar em lojinhas. Aí, com o curso, já vamos começar na fábrica com mais chances de dar certo, do que começar sem saber de nada e depois de três meses sair porque não conseguiu se preparar antes”, disse.

Fale com o CVT Santa Quitéria

Endereço: Rua Aracaju, s/nº – Boa Vida
Telefone: (88) 3628-0752
E-mail: [email protected]

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!