Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Ceará

Choveu em mais de 20 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h desta sexta-feira (30) e as 7h deste sábado (1º), conforme dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As maiores precipitações foram registradas em Guaraciaba do Norte, na região de Ibiapaba, com 105 milímetros. Logo em seguida, vêm dois postos de Fortaleza: 84,4 mm, no Pici, e 62 mm na Água Fria.

Conforme a Funceme, a atuação de uma Cavado de Altos Níveis (CAN) no leste do Nordeste brasileiro, além de áreas de instabilidades atmosféricas provocadas pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do litoral cearense foram responsável pelas chuvas recentes.

O CAN é típico da Pré-Estação do Estado, que começa em dezembro e vai até o fim de janeiro. Ele é caracterizado como um sistema de circulação horária e baixa pressão atmosférica a aproximadamente 12 km de altura.  Para formação de nebulosidade e, consequentemente, precipitações, seu posicionamento é determinante, principalmente a área em fica sua borda, que é onde formam-se as nuvens. Nesta sexta, depois de provocar chuvas no Ceará, o Cavado deslocou-se em direção ao oceano, informa a Funceme.

Os meteorologistas do órgão estadual indicam que, para este sábado e o domingo (2), a previsão é de nebulosidade variável – ora sol, ora céu com nuvens – e eventos de chuvaem todas as regiões do Ceará. Para segunda-feira (3), também há possibilidade de precipitações em todas as regiões. No sul e na Serra da Ibiapaba os acumulados previstos  podem ser maiores, quando comparado com outras áreas do Estado.

(Com Funceme)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!