Regionais

Beneficiários do Bolsa Família e do BPC devem regularizar situação, alerta técnica do CRAS de Tamboril

Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, devem ficar atento ao prazo final. O registro é obrigatório e deve ser feito até o dia 14 de dezembro. 

O alerta foi dado em entrevista ao Jornal A HORA DA VERDADE da Feiticeiro Fm de Tamboril, pela técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Socorro Lima. Ela ressalta que cerca de 150 pessoas que recebem o BPC ainda não fizeram o procedimento.

O BPC garante um salário mínimo mensal a idosos acima de 65 anos que não tem tempo mínimo de contribuição previdenciária para se aposentar, e aos cidadãos com renda familiar de até R$238, com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para se inscrever, os dependentes do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria de assistência social do município e ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.

A técnica do Cras de Tamboril explica que o CadÚnico é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais. “Aqueles que cumprirem o prazo e que se encaixam nos pré-requisitos do governo federal poderão ter acesso a benefícios importantes, como o Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e tantos outros programas essenciais”, afirma.

Durante a entrevista concedida a radialista Ciandra Melo, Socorro faz outro alerta, desta feita aos beneficiários do Bolsa Família que devem regularizar sua situação junto ao programa. Segundo a técnica muitas família não estão cumprindo com algumas condicionalidades, sendo a principal delas a frequência escolar dos filhos.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!