Destaques

Ano letivo na rede municipal e estadual em Tamboril começa nesta segunda-feira

O ano letivo na rede pública municipal e estadual em Tamboril, terá início nesta segunda-feira (o4). Estudantes da sede e da zona rural retornarão às atividades estudantis de 2019 em busca de um futuro melhor. O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro em todas as escolas estudais e municipais da cidade.

Durante toda a semana, os professores do município participaram da semana pedagógica. Uma misto de atividades que antecede as aulas e preparam os educadores para os novos desafios.

JORNADA PEDAGÓGICA

Tamboril também foi sede da Jornada Pedagógica. O evento que aconteceu na escola profissional Antonio Mota Filho, contou com a participação dos 11 municípios da região dos Sertões de Crateús, que integram a Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede 13). As ações foram coordenados pela professora Fátima Aragão, diretora da Crede.

Em entrevista a Feiticeiro Fm, ela destacou que a escolha de Tamboril para sediar o encontrou, que aconteceu durante dois dias, foi motivado pelos excelentes resultados conquistados pela escola profissional. Fátima classificou a unidade de ensino como motivo de orgulho para a região e a educação do Ceará.

O encontro foi uma preparação para o ano letivo que vai se iniciar, e que segundo ela, será mais um ano promissor e de colheita de excelentes resultados na educação do Ceará, da região e de Tamboril.

“Desejamos aos nossos alunos, que eles possam obter muito sucesso nesse ano, estudem, se dediquem, aproveite. A escola é o local que vai prepara o futuro de vocês. Que vai ajudar vocês a realizar os sonhos de vocês” Disse a diretora da Crede.

AÇÕES

Segundo o Governo do Estado, este ano o Ceará passará a contar com 252 escolas de Tempo Integral, sendo 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 130 Escolas de Ensino Médio Regular. 

A rede pública estadual de ensino do Ceará também apresentou redução histórica do abandono escolar em uma década. A taxa em 2007 alcançou os 16,4%, baixando para 6,6% em 2017.

Dentre as ações se destacam o Programa de  Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A medida ampliou o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses com formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outros aspectos.

Na área da Colaboração com os Municípios, foram conquistados importantes resultados: 88,2% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término do 2º ano do ensino fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%.

2019 também começa com um novo nome a frente da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A professora Eliana Estrela, dará continuidade às ações que vêm contribuindo para os constantes avanços na educação pública de todos os cearenses. “Vamos intensificar a colaboração com os municípios, ampliar o tempo integral e fortalecer o protagonismo estudantil”. disse ela ao assumir o cargo.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!