Destaques

Quinze novos deputados assumem primeiro mandato no Ceará

Dos 46 deputados eleitos em 2018 que tomaram posse na manhã desta sexta-feira (01/02), para a 30ª Legislatura (2019-2023), 29 foram reconduzidos ao cargo e 15 assumem o mandato pela primeira vez. Outros dois novos parlamentares já tiveram passagem pelo Legislativo estadual. Delegado Cavalcante (PSL) foi deputado nos períodos de 2003 a 2007 e de 2010 a 2014. Já Nizo Costa foi suplente no ano passado. O índice de renovação do Parlamento é de 37%.

Entre os estreantes, seis são da bancada do PDT. Entre eles está o sociólogo João Salmito Filho (Salmito), do PDT, 44 anos. Casado, natural de Fortaleza, Salmito foi vereador por quatro mandatos consecutivos, exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal e foi secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor) em 2013.

O advogado Marcos Marcel Rodrigues Sobreira (Marcos Sobreira), de 33 anos, é casado, natural de Iguatu. Filho dos ex-deputados estaduais Mirian Sobreira e Marcelo Sobreira, em 2016, Marcos Sobreira foi eleito vice-prefeito de sua cidade natal para o período 2017-2020.

O também advogado Romeu Aldigueri de Arruda Coelho (Romeu Aldigueri), de 48 anos, é casado e natural de Fortaleza. Em 2003, exerceu o cargo de  superintendente do Ibama, no Ceará, e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), de 2003 a 2006. Em 2012, foi eleito prefeito no município de Granja (2013-2016). 

Outro advogado que compõe a bancada do PDT é Francisco José Queiroz Maia Filho (Queiroz Filho), de 36 anos, casado, natural de Fortaleza. Foi professor de Direito do Trabalho na Universidade Vale do Acaraú, assessor parlamentar e chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, na gestão do ex-presidente Roberto Cláudio. Em janeiro de 2013, exerceu a chefia de Gabinete da Prefeitura de Fortaleza e deixou o cargo para se candidatar a deputado estadual, sendo o segundo mais votado.

Já o médico Guilherme Sampaio Landim (Guilherme Landim), de 33 anos, casado, é natural de Campinas (SP). Filho do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Welington Landim (1999-2001), foi prefeito de Brejo Santo. Em 2015, recebeu o Prêmio Prefeito Nota 10, pelo desempenho dos alunos da rede municipal de ensino na Prova Brasil, em exame federal de avaliação dos estudantes de 5º e 9º anos.

O administrador e ex-prefeito de Horizonte Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho Farias), de 59 anos, casado, é natural de Pentecoste. Com mais de 30 anos de vida pública, foi vereador, prefeito e vice-prefeito de Horizonte. Nos três mandatos de prefeito, foi eleito 12 vezes entre os melhores prefeitos do Ceará.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu dois novos parlamentares. O  professor, ex-bancário e ex-vereador José Acrísio de Sena (Acrísio Sena), de 56 anos. Natural de Fortaleza, foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e presidiu o Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). É graduado em História pela Universidade Estadual do Ceara (Uece) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

E o administrador Fernando Matos Santana (Fernando Santana), de 37 anos, é natural de Juazeiro do Norte. Fernando Santana exerceu o cargo de secretário-adjunto do gabinete do governador Camilo Santana.

O Partido Social Liberal (PSL) elegeu o deputado mais votado em 2018, o estudante e influenciador digital André Fernandes de Moura (André Fernandes), de 20 anos, além do delegado e ex-deputado estadual Francisco de Assis Cavalcante Nogueira (Delegado Cavalcante), de 60 anos.  Com mais de 25 anos na Polícia Civil do Estado, ele foi eleito, em 2002, deputado estadual. Como parlamentar, foi presidente da Comissão de Defesa Social e da Comissão Especial para Diagnosticar a Violência contra a Mulher no Estado do Ceará.

Já o Partido Social Democrático (PSD) elegeu a advogada Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar (Patrícia Aguiar), de 52 anos, casada com o ex-presidente da Assembleia Legislativa Domingos Filho. Foi prefeita, vereadora e secretária de Assistência Social no município de Tauá, bem como secretária de Turismo de Fortaleza. A sigla também elegeu a administradora e atual primeira-dama do município de Caucaia, Érika Gonçalves Amorim (Érika Amorim), de 39 anos. Natural de Fortaleza, é esposa do prefeito Naumi Amorim.  Foi secretária Municipal de Governo e Articulação Política e articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) também elegeu dois novos parlamentares. O apresentador de TV e ex-deputado federal Vitor Pereira 

Valim (Vitor Valim), de 40 anos. Natural de Fortaleza, foi vereador de Fortaleza por dois mandatos e deputado federal. A sigla elegeu ainda o policial militar e ex-vereador Noelio da Rocha Oliveira (Soldado Noelio), de 33 anos. Ele é natural de Caucaia.

Outro partido que conseguiu eleger dois deputados foi o Patriota. O empresário e suplente de deputado estadual Antônio Valdenizo da Costa (Nizo), de 43 anos, casado, natural de Cariús, foi presidente da Cooperativa de Transporte Complementar de Passageiros da Região Centro-Sul do Estado do Ceará (Coopercensul). Nizo assumiu como suplente por duas vezes no Legislativo cearense. O segundo deputado foi o Apóstolo Luiz Henrique Castelo Lima (Apóstolo Luiz Henrique), de 45 anos. Natural de Fortaleza, é fundador do Templo da Igreja do Senhor Jesus e há mais de 15 anos exerce o ministério pastoral. Também é fundador da Jesus FM.

Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu o empresário Rondinelle Pereira de Freitas (Nelinho), 35 anos, natural de Russas. É administrador do Grupo Empresarial Raimundo Cordeiro de Freitas – Grupo Anjo da Guarda.

(Agência AL)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!