A semana começou com chuvas sendo registradas em 78 municípios do Ceará. As precipitações aconteceram entre 7h da manhã de domingo (03), até as 7h desta segunda-feira (04), segundo boletim oficial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os registros foram em todos as regiões do estado, informou o órgão.
De acordo com o meteorologista Raul Fritz, as chuvas foram provocadas, principalmente, pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.
“Este sistema, que é o principal indutor de precipitações durante a quadra chuvosa, acabou aproximando-se da costa cearense, proporcionando nebulosidade e chuvas no Estado”, explica
As dez maiores chuvas por município foram:
- Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 58.2 mm
- Cruz (Posto: Cruz) : 51.0 mm
- Aracati (Posto: Aracati) : 50.0 mm
- Aracati (Posto: Aeroporto De Aracati) : 42.0 mm
- Alto Santo (Posto: Logradouro) : 42.0 mm
- Acopiara (Posto: Caixa) : 41.0 mm
- Iracema (Posto: Bastiões) : 40.0 mm
- Pereiro (Posto: Pereiro) : 37.0 mm
- Iguatu (Posto: Iguatu) : 36.0 mm
- Pereiro (Posto: Comunidade Grossas) : 33.0 mm
Comente com Facebook