Regionais

IFCE investe na arborização do campus de Crateús

Com a previsão do plantio de 250 mudas de árvores, o IFCE pretende expandir a área verde do campus de Crateús, revitalizando o meio ambiente e reduzindo a temperatura do terreno. O município é localizado no coração do semiárido cearense e tem elevada incidência de sol ao longo de todo o ano.

O professor Aelton B. Giroldo, coordenador do curso técnico em Agropecuária, esclarece que estão sendo plantadas árvores nativas, que possuem um crescimento mais lento, e Azadirachta indica, conhecida como nim, que se desenvolve mais rapidamente e em pouco tempo já gera sombreamento. A ideia, segundo o professor, é remover o nim no futuro, quando as árvores nativas já estiverem desenvolvidas.

Entre as árvores nativas que serão plantadas, estão caju, aroeira, ipê-roxo, anjico, oiticica, tamboril e jacarandá. Também serão produzidas mudas de imburana, jatobá e pau-ferro. As plantas naturalizadas, além do nim, incluem mata-fome, ipê-de-jardim, flamboyant-de-jardim ou flamboianzinho, tento-carolina ou falso-pau-brasil e mudas cultivadas como o flamboyant, tamarindo, acerola, ata, hibiscus e moringa.

SOMBREAMENTO

A proposta da iniciativa é, além de revitalizar a vegetação do campus, criar áreas de sombra a fim de reduzir o desconforto causado pelo calor. Oiticicas e flamboyant, que são árvores altas, foram plantadas no pátio em frente à cantina, que é exposta ao sol e alcança temperaturas elevadas no período da tarde. Os outros pontos de plantio visam sombrear as calçadas que ligam os prédios dos blocos.

“Se observarem acima do biotério de aves, notarão a presença de uma área com irrigação por gotejamento. Ali foram plantadas por semeadura direta plantas nativas, cultivadas e naturalizadas a fim de se criar um sistema agroflorestal”, relata o professor Aelton B. Giroldo. O coordenador explica que a intenção é que no futuro haja, naquele local, frutas, forragem e madeira.

FORÇA-TAREFA

Estão mobilizados no plantio das mudas e sementes professores, técnicos, servidores terceirizados e alunos. “Como sabemos, o solo na área do campus é raso e muito compacto. Desta forma, se for realizado o plantio em covas rasas as plantas demoram muito a se desenvolver”, explica o professor Aelton. A solução que vem sendo praticada, segundo ele, é a criação de covas de 60 cm3 e a substituição de metade do material do solo por composto produzido pelos alunos, técnicos e estagiários no próprio Instituto.

O grupo de estudos Mata Branca Produtiva, coordenado pelo professor Aelton, está envolvido da produção e plantio de parte das mudas, enquanto outra parte é obtida por meio de doação de alunos e da Secretaria de Meio Ambiente de Crateús. Já as sementes foram doadas pela Associação Caatinga e coletadas pela equipe do grupo de estudos.

ÁRVORES QUE SERÃO CULTIVADAS

Nome popular Nome científico
Acerola Malpighia punicifolia L. – Malpighiaceae
Anjico Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan – Fabaceae
Aroeira Myracrodruon urundeuva Allemão  – Anacardiaceae
Ata Myracrodruon urundeuva Allemão  – Anacardiaceae
Caju Anacardium occidentale L. – Anacardiaceae
Flanboyant Delonix regia (Bojer ex Hook.) Raf. – Fabaceae
Flamboyant-de-jardim ou Flamboianzinho Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw. – Fabaceae
Hibiscus Hibiscus sp. – Malvaceae
Imburana Amburana cearensis (Allemão A.C.Sm. – Fabaceae
Ipê-de-jardim Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth – Bignoniaceae
Ipê-roxo Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos – Bignoniaceae
Jacarandá Jacaranda brasiliana(Lam.) Pers. – Bignoniaceae
Jatobá Hymenaea sp. – Fabaceae
Mata-fome Pithecellobium dulce (Roxb.) Benth. – Fabaceae
Moringa Moringa oleifera Lam. – Moringaceae
Nim Azadirachta indica A.Juss. – Meliaceae
Pau-ferro Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L.P.Queiroz – Fabaceae
Oiticica Microdesmia rigida (Benth.) Sothers & Prance – Chrysobalanaceae
Tamarindo Tamarindus indica L. – Fabaceae
Tamboril Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong – Fabaceae
Tento-carolina ou Falso-pau-brasil Adenanthera pavonina L. – Fabaceae

 

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!