Regionais

Funceme aponta chuvas em 84 municípios do Ceará

O Ceará registrou chuvas em 84 municípios no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (6) e as 7h desta sexta-feira (7), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

As dez maiores chuvas aconteceram nos municípios de Paramoti (Posto: Jurema): 46.0 mm; Cascavel (Posto: Cascavel): 41.0 mm; São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe): 38.0 mm; Beberibe (Posto: Boqueirão do Cesário): 35.0 mm; Cascavel (Posto: Guanaces): 35.0 mm; Aracati (Posto: Mata Fresca): 34.0 mm; Itaiçaba (Posto: Elevatório): 33.2 mm; Palhano (Posto: Palhano): 32.0 mm; Aracati (Posto: Aracati): 30.2 mm e Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 29.0 mm.

As chuvas intensas observadas desde a Quarta de Cinzas foi proporcionado pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Ceará, além de um conjunto de fatores como a elevada umidade do ar e a direção dos ventos (que estão vindo de Nordeste), contribuindo para a movimentação das nuvens rumo ao Estado.

No interior, os maiores registros aconteceram em Mata Fresca em Aracati 34.0 mm; Itaiçaba 33.2 mm; Palhano 32.0 mm; Aracati 30.2 mm; Ibiapina 29.0 mm; Fortim 28.0 mm; Trapiá – Santa Quitéria 23.0 mm; Pires Ferreira 19.0 mm; Betânia – Hidrolândia 18.0 mm e Irapuá – Crateús 17.0 mm.

PARA ENTENDER A PREVISÃO

Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (entender como um círculo que pode ser separado em 8 partes, sendo cada uma delas um octa).

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, uma condição prevista de céu parcialmente nublado, por exemplo, para um observador à superfície, é aquela para a qual no mínimo a metade (50%, ou 4 octas) até perto de 75% (6 octas) da área do céu, sobre o observador, se encontrará nublada, e sem previsão de precipitação, no período da previsão, conforme normas usadas na meteorologia.

(Com Funceme)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm