Regionais

Chuvas atingiram 146 municípios do Ceará; Amontada registrou 122 milímetros

O município de Amontada, localizado no Litoral Norte, registrou, no intervalo entre as 7h desta quarta (13) e às 7h desta quinta-feira (14), a maior chuva do Ceará, com 122 milímetros. O dado é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o relatório pluviométrico da Funceme, o registro da Amontada foi o maior do município registrado em 2019. Até então, o maior acumulado havia sido observado em no dia 3 de março, com 107 milímetros, no posto Icaraí de Amontada.

O balanço das precipitações aponta registros em 146 municípios. Entre os cinco maiores, além do observado em Amontada, estão Horizonte (Posto Horizonte – 65 mm), São Luís do Curu (Posto São Luís do Curu – 64 mm), Bela Cruz (Posto Bela Cruz – 63 mm) e Caucaia (Posto Sítios Novos – 62 mm). Em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no posto Messejana, com 48,8 milímetros.

O QUE SIGNIFICA 122 MILÍMETROS DE CHUVA?

Significa que um volume de 122 litros de água precipitou-se sobre uma área de um metro quadrado. Nesse caso, a água da chuva alcança uma altura de 122 milímetros. Normalmente, a Funceme fornece os dados de sua rede pluviométrica convencional, que considera o volume acumulado em 24 horas (das 7h da manhã de um dia até às 7h da manhã do dia seguinte).

Este observado é intenso? Para apontar isto, é preciso observar que os efeitos de uma chuva, tais como transtornos devido a alagamentos, deslizamentos de terra e outros, são maiores quanto menor for o tempo em que a chuva cair. Assim, por exemplo, uma chuva de 122 milímetros observada em um período de 6 horas provoca menos transtornos do que se fosse registrada em apenas uma hora.

PREVISÃO DO TEMPO

Para hoje, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões, o que significa que, para o período de validade da previsão (próximas 48 horas) o céu deverá se apresentar com completa cobertura de nuvens (sem aberturas) e com ocorrência de precipitações intermitentes em mais de 50% (metade) da área sob previsão.

Na sexta-feira (15), neste momento, avalia-se que haverá persistência do cenário favorável a chuvas em todo o Ceará, porém, com melhores condições para o oeste e sul do Estado, onde estão localizadas as regiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri, Sertão Central e Inhamuns.

As chuvas mais recentes estão associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se próxima à costa norte do Ceará.

(Com Funceme)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm