Regionais

Crateús sediará debate sobre municipalização do trânsito promovido pelo Ministério Público

Crateús sediará no próximo dia 22 de maio um encontro realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que irá debater o projeto “Municipaliza: uma campanha em defesa da saúde e da cidadania no trânsito do Ceará”. O evento vai reunir 17 municípios da região, além de gestores, secretários, agentes de trânsito e a população.

O projeto conta com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-CE), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APMCE). A retomada da municipalização do trânsito do Estado se deve a variados índices, como o de ocupação em leitos de hospitais por conta de traumas ocasionados em acidentes. Assim, Municipaliza visa defender a saúde e a cidadania no trânsito do Ceará, dialogando com as instâncias do Estado e visando resultados mais rápidos e melhores.

A maioria dos municípios da região não tem uma fiscalização efetiva no trânsito, o que tem oportuniza o aumento dos índices de acidentes e vítimas. O encontro servirá para incentivas os municípios a darem início ao processo d

Sobre o projeto

Municipalizar o trânsito, significa integrar o município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Assim, as Prefeituras poderão gerir o trânsito da cidade de forma completa, assumindo a responsabilidade pela engenharia, fiscalização e educação de trânsito, dentre outras atribuições. Segundo a justificativa do projeto, municipalização não representa, por si só, a solução para os problemas da insegurança e violência no trânsito, mas constitui um passo inicial e indispensável para promover a fiscalização e educação nos municípios cearenses.

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm