Destaques

800 trabalhadores ligados ao MST ocupam a Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Cerca de 800 trabalhadores Ligados ao Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam na madrugada desta segunda-feira (15), a sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em Fortaleza. Segundo o movimento, a ação faz parte da Jornada Nacional de lutas pela Reforma Agrária que acontece no mês abril.

Os trabalhadores reivindicam desapropriação das áreas ocupadas, que somam mais de 2 mil famílias, infraestrutura para assentamentos, construção de escolas do campo, projetos produtivos principalmente para juventude, dentre outros.

Dentre as reivindicações a nível nacional está a defesa da Reforma Agrária, a luta contra a aprovação da Reforma da Previdência, contra os retrocessos e retirada de direitos da classe trabalhadora.

Para Neidinha Lopes, da coordenação do MST “a jornada nacional de lutas em defesa da Reforma Agrária acontece em um momento em que o país passa por uma crise criada pelo próprio sistema capitalista e que precisa retirar direitos do povo, e nós camponeses somos também afetados com esses vários ataques, entre eles o da previdência social e paralisação da Agrária, a nossa mobilização reafirma a necessária a construção de um projeto popular país, para devolver aos camponeses o direito de plantar e principalmente viver com dignidade”.

“eu estou acampada há 8 anos, é muito difícil, mas não podemos desistir, junto com o movimento vamos lutar para garantir essa conquista, há um processo de negociação junto ao governo do estado mas não tem avançado, isso é preocupante pois na atual conjuntura a situação só fica mais difícil pra obtenção de terra. No Ceará nós temos hoje mais de 2 mil famílias acampadas, e na mesma situação, a principal preocupação tem sido com os ataques aos nossos acampamentos, no último período tem acontecido despejos e as famílias são jogadas sem ter para onde ir, não queremos que isso aconteça com nenhuma família”, afirma Francisca Maria, acampada no acampamento Júlio Campo em Quixeramobim.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!