Destaques

Vacinação contra gripe para outros grupos prioritários começa na próxima segunda-feira

A partir desta segunda, 22 de abril, começa a vacinação contra a gripe para idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril para crianças de 6 meses até menores de 6 anos e gestantes. Do total de 703.164 crianças do grupo prioritário, o Ceará já vacinou 110.895 e de 94.702 gestantes, 19.810 foram vacinadas até 11h30min desta quarta-feira, 17. A vacinação segue até 31 de maio. A meta do Ceará é vacinar 2.509.776. Para acompanhar a cobertura online da campanha de vacinação é só clicar aqui.

Durante a campanha, as crianças e gestantes poderão atualizar a caderneta de vacinação, pois todas as vacinas indicadas para esses grupos estão disponíveis nos postos de saúde. Clique aqui e confira o Calendário Nacional de Vacinação 2019.

Imunização

A vacina contra a influenza é trivalente. Protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Dados epidemiológicos

Neste ano o Ceará confirmou 267 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 15 de abril. Dentre estes, sete foram causados pelo vírus influenza A H1N1, doze pelo vírus da influenza A H3/sazonal, 51 por outros vírus respiratórios (VSR), 138 foram SRAG não especificada e 57 estão em investigação. Clique aqui e confira a nota técnica.

Doenças crônicas

A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos. No entanto, mantém-se a
necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!