Regionais

Laudo confirma que empresa de mineração contaminou o Rio Poti

Relatórios elaborados pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre a análise do solo e da água de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, apontam contaminação de solo e de água por elementos químicos e traz preocupação para parlamentares integrantes das comissões de Meio Ambiente e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará.

O documento da Nutec, instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), foi compartilhado em reunião realizada, nesta semana, pelas duas comissões, que solicitaram a análise de amostras, e foi entregue pelo diretor de Inovação Tecnológica da Nutec, João César Pinheiro. Os testes foram realizados com o objetivo de analisar o nível da contaminação por metais de solo, água e sedimentos na região próxima à cidade de Quiterianópolis, por onde passa o Rio Poti, que deságua no Açude Flor do Campo, que abastece a cidade de Novo Oriente.

Nos dias 1º e 2 de abril, geólogos e químicos da Nutec e da Semace coletaram amostras de solo, sedimentos e água às margens do Rio Poti, em via de acesso à mineradora Globest e na bacia do Açude Flor do Campo.

O laudo mostra presença de metais – alumínio, antimônio, arsênio, cromo, fósforo, manganês e níquel – em amostra de água acima do valor máximo permitido. Em sedimento, o antimônio está presente acima do valor de prevenção e em solo as substâncias antimônio e bário também aparecem em índices elevados, dependendo do local coletado. Os valores estabelecidos seguem resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O deputado Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos, disse que vê o estudo com muita preocupação e confirma dano ao meio ambiente. “O caso de Quiterianópolis confirma o perigo que a mineração traz para o País e nos alerta para o risco da atividade, que explorou o minério de ferro e deixou um passivo ambiental, um dano muito grande para a região, e que precisa ser reparado”, pontuou. “Em 13 anos de atividade foram 14 autuações”.

O Diário do Nordeste publicou, com exclusividade, em 13 de março, que efluentes oriundos da mineradora Globest Participações – que explorou, de forma intensa, uma área na Serra do Besouro, em Quiterianópolis – foram carregados pela chuva para o rio e para áreas agricultáveis, trazendo preocupação para moradores e produtores rurais.

Montes de terra com minério de ferro e rejeitos acumulados na mineradora e em seu entorno escorrem por valas escavadas pela empresa, na localidade de Bandarro, zona rural de Quiterianópolis, quando ocorrem chuvas mais intensas, levando a lama de coloração vermelha e preta até o leito do Rio Poti.

Quem passa ao lado da Rodovia CE-187, após o acesso à cidade de Quiterianópolis em direção a Novo Oriente, percebe parte da Serra do Besouro devastada e maquinários instalados. Ali, funcionou por seis anos, de forma intensiva e mecânica, a exploração de minério de ferro.

A Globest tem registro cassado desde 2016. A reportagem tentou entrar em contato com a empresa Globest, mas os telefones que constam em nome da empresa permaneciam com sinal intermitente ao longo da tarde de ontem.

(Com Diário do Nordeste)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!