Regionais

IFCE promove II Semana da Geografia dos Sertões de Crateús

“Os desafios de educar no semiárido: dilemas e perspectivas nos sertões”. Este é o tema da II Semana da Geografia dos Sertões de Crateús, que será realizado de 20 a 23 de maio no IFCE. O evento inclui palestras, mesas-redondas, debates, minicursos e oficinas em quatro dias de atividades.

A II Semana da Geografia dos Sertões de Crateús tem como objetivo debater o contexto da educação no semiárido, os processos de formação de professores, as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, entre outros temas relevantes na área. Nesse sentido, a programação inclui rodas de conversa que abordam a educação no campo e mulheres formadoras, debates sobre a Reforma Agrária e até feira agroecológica.

Destaques

No dia 20, às 7h30, haverá visita técnica à Escola Família Agrícola Dom Fragoso, que fica em Independência. Já às 19 horas, abrirão o evento as palestras “O Ensino de Geografia na Atual Conjuntura: Desafios e Perspectivas”, ministrada pela professora Tereza Loiola, da Universidade Estadual do Ceará.

No dia 21, às 8h, está marcada a roda de conversa “Memórias da Formação: Mulheres Formadoras”, com as pedagogas Socorro França, diretora da Faculdade de Educação de Crateús, e Ana Cristina. Às 19 horas, ocorrerá a roda de conversa “Educação do Campo: Construindo Fronteiras de Formação Continuada”, com representantes do curso de especialização em Educação do Campo do IFCE campos de Crateús. Às 20 horas, acontecerá o debate com o tema “Reforma nos Sertões: As Lutas por Reforma Agrária nos Sertões de Crateús”.

Já no dia 22, de 8h às 11h, a programação contará com apresentações orais e banners de estudantes inscritos no evento. Às 13 horas, está prevista a roda de conversa “A Geografia Escolar: Conteúdos, Conceitos e Metodologias”, com a professora Helaine Rodrigues, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Já às 19h, haverá palestra com o tema “As Tecnologias Digitais na Formação de Professores”, com a professora Alissandra Cavalcante, do IFCE campus de Baturité.

No dia 23, às 15 horas, terá início a Feira Agroecológica, com venda de produtos orgânicos, na praça do IFCE. No mesmo horário, será realizada exposição e vendas de livros na recepção do campus. E, às 19 horas, será promovida a palestra de encerramento, com o tema “A Formação de Educadores: Dilemas e Perspectivas Democráticas nos Sertões de Crateús”, ministrada pela professora Isabel Sabino, da Universidade Estadual do Ceará.

Dentro da programação, está previsto, nos dias 21 e 22, de 13h às 17h, o minicurso HQ’s como Recurso Metodológico, ministrado pelo jornalista Felipe Lima. No dia 21, no mesmo horário, será a vez do minicurso Aprendendo a Utilizar o Banco de Dados do IBGE – SIDRA, ministrado pelo professora Rita de Cássia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Já no dia 23, de 8h às 11h, está marcada a Oficina de Turbante, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

PROGRAMAÇÃO

20 de maio
7h30 às 12h – Visita técnica a EFA Dom Fragoso. As inscrições para o ônibus ocorrerão entre os dias 23/04 a 25/04. Máximo de 29 inscritos.
19h às 22h – Palestras de Abertura “O Ensino de Geografia na Atual Conjuntura: Desafios e Perspectivas” – Tereza Loiola, da Universidade Estadual do Ceará. Local: auditório.

21 de maio

8h às 12h – Roda de Conversa: “Memórias da Formação: Mulheres Formadoras” (facilitadoras: Socorro França e Ana Cristina).
13h às 17h – Minicurso de HQ’s como Recurso Metodológico (facilitador: Felipe Lima/IFCE Crateús).
13h às 17h – Minicurso: Aprendendo a Utilizar o Banco de Dados do IBGE – SIDRA (facilitadora: Rita de Cássia/IBGE).
19h às 20h – Roda de Conversa “Educação do Campo: Construindo Fronteiras de Formação Continuada”. (facilitadores: representantes da Especialização em Educação do Campo/IFCE Crateús). Local: auditório.
20h às 22h – Debate: “Reforma nos Sertões: As Lutas por Reforma Agrária nos Sertões de Crateús”. (facilitadores: representantes de movimentos sociais de Crateús). Local: auditório.

22 de maio

8h às 11h – Apresentações dos trabalhos orais e banners. Locais a definir.
13h às 17h – Minicurso de HQ’s como Recurso Metodológico (facilitador: Felipe Lima/IFCE Crateús). Máximo de 20 inscritos. Local a definir.
13h às 17h – Roda de Conversa “A Geografia Escolar: Conteúdos, Conceitos e Metodologias” (facilitadora: profa. Helaine Rodrigues/UVA). Local a definir.
19h às 22h – Palestra “As Tecnologias Digitais na Formação de Professores”. (facilitadora: profa. Alissandra Cavalcante/IFCE Baturité). Local: auditório.

23 de maio

8h às 12h – Oficina de Turbante (facilitadores: representantes no Neabi/IFCE Crateús). Local a definir.
15h às 22h – Feira Agroecológica com venda de produtos orgânicos. Local: praça em frente ao campus do IFCE.
15h às 22h – Exposição e vendas de livros. Local: salão ao lado da recepção do campus IFCE.
19h às 22h – Palestra de encerramento “A Formação de Educadores: Dilemas e Perspectivas Democráticas nos Sertões de Crateús” (facilitadora: profa. Isabel Sabino/Uece Crateús). Lançamento de livro e noite de autógrafos.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm