Regionais

Em Tamboril, vacina contra a gripe é liberada para toda população

A partir desta terça-feira (11), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população deTamboril e não somente para os grupo prioritários. A informação foi confirmada pela enfermeira Cleomar Gonçalves, responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde do município, durante entrevista ao Jornal A HORA DA VERDADE da Feiticeiro Fm. Ela alerta que a lieração são de apenas 359 doses que haviam sobrado da vacinação dos grupos prioritáros.

A oferta da vacina para todas as faixas etárias, valerá enquanto durarem os estoques. A medida foi adotada após confirmação de um caso de óbito por H1N1 no vizinho de Nova Russas. Segundo informações divulgadas pelo município, a vítima fazia parte de um dos grupos prioritários, mas não tinha tomado a vacina. A constatação da causa da morte ter sido por H1N1. 

Antes a vacina estava disponível apenas os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; e professores.

As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época.

As pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência o mais rápido possível.  

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm