Regionais

Chuvas da Pós-Estação atingem 45 municípios do Ceará nas últimas 24 horas

O Ceará voltou a receber precipitações após o fim da Estação Chuvosa de 2019. No intervalo entre as 7h desta quarta (12) e as 7h desta quinta-feira (13) aconteceram registros em mais de 45 municípios. A informação foi confirmada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que divulgou boletim com os dados das chuvas, que ocorrem em maior quantidade de municípios, nas regiões da Ibiapaba e nos Litorais do Pecém e Fortaleza.

As dez maiores chuvas por municípios foram registradas em Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes): 51.0 mm; Pindoretama (Posto: Pindoretama): 51.0 mm; Aquiraz (Posto: Aquiraz): 42.0 mm; Eusébio (Posto: Eusebio): 41.0 mm; Paracuru (Posto: Paracuru): 33.2 mm; Fortaleza (Posto: Castelao): 30.5 mm; Itatira (Posto: Itatira): 30.0 mm; Itaitinga (Posto: Seman): 25.0 mm; São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro): 23.2 mm e Fortaleza (Posto: Água Fria): 23.0 mm.

Esse é o período intitulado de Pós-Estação, indo de junho até julho. Nesta época do ano, as precipitações são mais escassas e dependem de sistemas meteorológicos de baixa previsibilidade.

“Com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), se inicia o período caracterizado por uma sensível e progressiva redução do volume médio mensal das chuvas no estado. Em junho, o leste do Ceará e o litoral podem receber algumas chuvas, em geral rápidas e não muito intensas, provenientes do leste do Nordeste”, explica o pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm