Destaques

Saiba como tirar a ID JOVEM e viajar de graça pelo Brasil

A matéria divulgada pelo blog a cerca de três semanas, informando que jovens de 15 a 29 anos de idade podem viajar de graça, levantou uma seria de dúvidas por parte de nossos leitores. O post teve centenas de compartilhamentos e mais de 50 mil acessos.

A principal dúvida é sobre como tirar a Identidade Jovem, mais conhecida como ID Jovem, que é um programa do governo que permite que esses jovens com idade citada tenham direito a vagas gratuitas — ou com desconto — no sistema de transporte coletivo interestadual ao redor do país. Os jovens também podem pagar meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Neste ano, grandes festivais como o Rock in Rio e o Lollapalooza já aceitaram os descontos para os usuários da ID Jovem.

O direito, instituído pelo Estatuto da Juventude, garante que duas vagas gratuitas sejam disponibilizadas para os jovens em cada veículo de transporte interestadual. Após o preenchimento destas, mais duas vagas com desconto de 50% são cedidas para os passageiros que possuem a ID Jovem. 

Pré-requisitos para a ID Jovem

Além de estar dentro da faixa etária beneficiada pelo programa (entre os 15 e os 29 anos), é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Caso seja necessário atualizar os dados do Cadastro Único, o usuário pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade.

O uso da ID Jovem não permite deslocamentos entre municípios ou dentro do próprio município, apenas trajetos entre estados diferentes. O desconto é válido para ônibus (na linha convencional), trem ou embarcação.

Como conseguir o benefício?

Além de atender os pré-requisitos, é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho. O cadastro pode ser feito pela Internet ou diretamente no aplicativo.

Pela Internet, é só acessar o site da ID Jovem, preencher os dados solicitados e gerar o cartão. Na hora de utilizar, é preciso imprimir a imagem do cartão e apresentar no momento da compra do bilhete ou entrada no ônibus, junto a um documento oficial com foto.

Já através do aplicativo (disponível para IOS, Windows Phone e Android), o usuário preenche os dados solicitados e gera um cartão virtual. Para utiliza-lo, basta mostrar a imagem na tela do celular.

O cartão tem validade de 180 dias após a data da emissão. Quando expirar, é necessário fazer novamente a verificação dos dados e emitir um novo cartão.

Como usar a ID Jovem

O Bilhete de Viagem do Jovem deve ser solicitado com antecedência de, no mínimo, 3 horas em relação ao horário de partida do transporte. A isenção ou o desconto valem apenas para o valor da passagem — a taxa de embarque, pedágios ou quaisquer outras despesas são cobrados a parte.

A compra deve ser feita diretamente no guichê, a ID Jovem não é válida para compra através da Internet.

Segundo o coordenador nacional do programa, a fiscalização está empenhada para garantir que as empresas aceitem a ID Jovem. Caso não cumpram com o direito dos usuários, elas serão multadas.”

Em Tamboril, Socorro Lima que é coordenador do CRAS, concedeu entrevista ao Jornal A HORA DA VERDADE da Feiticeiro Fm, e explicou de forma bem didática, como os jovens podem solicitar a ID JOVEM no órgão municipal.

Ouça a entrevista abaixo.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm