Destaques

Banco do Nordeste abre financiamento estudantil para instituições no Ceará; Confira cursos disponíveis

A partir de terça-feira (25), estudantes podem solicitar financiamento do Banco do Nordeste por meio do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), uma das modalidades oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas no site www.mec.gov.br.

O crédito beneficiará alunos de cursos de graduação no segundo semestre do ano letivo, distribuídos em toda a área de atuação do BNB. No Ceará 14 instituições com 193 cursos foram listadas pelo agência. O banco dispõe de crédito com os menores juros do mercado, destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos com avaliação positiva pelo MEC.

Para pleitear o financiamento, os estudantes devem possuir renda per capita familiar de até cinco salários mínimos, ter participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a prova de redação.

Os estudantes não precisarão comparecer a unidades do Banco do Nordeste para adquirir o crédito. Será necessária somente complementação de informações no site. Posteriormente o próprio BNB realizará agências itinerantes nas universidades habilitadas para colher documentos e assinatura dos contratos. Os cadastros das pessoas e aberturas das contas correntes são feitos automaticamente com as informações registradas pelos estudantes nos sites do MEC e do Banco.

Condições de financiamento

O Banco do Nordeste financia 100% do valor da mensalidade.

O prazo da operação é de até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso.

A operação não tem carência, assim, a partir do segundo mês de financiamento, o aluno já inicia os reembolsos, da seguinte forma:

Durante o curso, ou seja, no período de desembolso da operação, o aluno paga mensalmente o valor de 35% do valor da parcela financiada acrescido de juros;
Após a conclusão do curso, o saldo devedor total será pago em parcelas mensais no prazo correspondente a duas vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado.
Para os financiamentos com saldo devedor até R$ 50 mil, a garantia do crédito será aval, na qual o avalista deverá possuir renda mensal igual ou superior a 5 (cinco) vezes o valor da parcela financiada ou 5 (cinco) salários mínimos, o que for maior. Mais de um avalista pode garantir seu financiamento.

Nos casos em que ultrapassar R$ 50 mil, será exigida a garantia real.

Vale destacar, também, que é previsto seguro prestamista obrigatório e que esse será financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.

Veja a relação das instituições e cursos disponíveis 

Centro Universitário Ateneu

Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Design de Moda; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Estética e Cosmética; Fisioterapia; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerenciais; Psicologia; Redes de Computadores; Serviço Social.

Centro Universitário Católica de Quixadá

Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Design de Interiores; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Filosofia; Fisioterapia; Odontologia; Psicologia; Sistemas de Informação;

Centro Universitário Sete de Setembro

Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Direito; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Pedagogia; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Sistemas de Informação.

Centro Universitário Fametro

Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Hospitalar; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Serviço Social; Sistema de Informação.

Faculdade Juazeiro do Norte

Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem; Farmácia; Gastronomia; Medicina Veterinária; Nutrição; Sistemas de Informação.

Faculdade de Quixeramobim

Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Pedagogia, Psicologia.

Faculdade do Maciço de Baturité

Administração; Ciências Contábeis; Direito; Gestão de Recursos Humanos; Pedagogia; Serviço Social.

Faculdade do Vale do Jaguaribe

Administração; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; Pedagogia; Psicologia.

Faculdade Luciano Feijão

Administração; Direito; Enfermagem; Engenharia Civil; Psicologia.

Faculdade Novo Tempo de Itapipoca

Direito; Enfermagem; Fisioterapia; Nutrição; Psicologia.

Faculdade Paraíso do Ceará

Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Direito; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Marketing; Nutrição Psicologia; Sistemas de Informação.

Faculdade Princesa do Oeste

Direito; Enfermagem; Psicologia; Serviço Social.

Faculdade Unirb – CE

Gestão de Recursos Humanos; Gestão Hospital.

Universidade de Fortaleza

Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Cinema e Audiovisual; Comércio Exterior; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design de Moda; Direito; Educação Física; Energias Renováveis; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Estética e Cosmética; Eventos; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Jornalismo; Marketing; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia.

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!